15 dezembro 23
Inovação

Maria Monteiro

Tecido à base de IA muda de cor e reduz o desperdício

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Inteligência Artificial em Design (AiDLab), com sede em Hong Kong, desenvolveu uma nova tecnologia têxtil baseada em IA que pode ser usada para alterar a cor das peças de vestuário. A tecnologia abre portas para uma abordagem mais sustentável da moda.

O tecido, que é tricotado com uma mistura de fios têxteis e fibras óticas poliméricas (POFs), pode ser iluminado em uma variedade de cores diferentes e, de acordo com as equipas de pesquisa, poderá reduzir potencialmente o desperdício de roupas, dando às pessoas mais opções de cores, num só vestuário.

Por exemplo, um gesto de polegar para cima na frente do tecido pode desencadear uma transformação para um tom azul, enquanto um sinal de coração tornará rosa. Da mesma forma, um sinal de “Ok” pode fazer com que o tecido adote uma cor verde. A versatilidade do tecido é ampliada por meio de uma aplicação móvel, permitindo ao usuário personalizar as cores de acordo com as suas preferências. Os algoritmos de inteligência artificial desempenham um papel crucial ao permitir que a câmera embutida no tecido interprete e responda com precisão aos gestos individuais dos usuários.

A professora Jeanne Tan, que lidera a equipa de investigação da Escola de Moda e Têxteis da Universidade Politécnica, enfatizou num comunicado o aspeto sustentável do tecido: “As fibras óticas poliméricas são construídas a partir de polimetilmetacrilato reciclável, e a estrutura do têxtil facilita a fácil separação dessas fibras dos fios para fins de reciclagem”.

Partilhar