23 junho 23
Empresas

Bebiana Rocha

Tearfil integra novo projeto sustentável europeu FIBSUN

A Tearfil foi uma das empresas que esteve presente na reunião de kick-off do projeto FIBSUN, que decorreu em Helsínquia. Nas redes sociais, a empresa de fiação vimaranense diz estar orgulhosa “de fazer parte deste projeto com o Food4Sustainability para criar fios têxteis feitos a partir de fibras de cardo”. “Juntos estamos a traçar um caminho para a inovação e para produções mais sustentáveis, ao mesmo tempo que promovemos materiais alternativos e ambientalmente responsáveis”, escreveu.

O objetivo do projeto FIBSUN é facilitar as cadeias de valor de fibras sustentáveis nas indústrias europeias. “Este projeto visa apoiar o desenvolvimento de sistemas de produção resilientes e competitivos e melhorar a prestação de serviços eco-sistémicos a partir de solos degradados e marginais”, lê-se ainda.

O projeto é composto por um consórcio de nove países, 17 parceiros, seis organizações de investigação e 11 parceiros industriais da qual a Tearfil faz parte. A coordenação do projeto está entregue à Natural Resources Institute Finland (Luke).

Este é ‘apenas’ mais um projeto internacional em que a empresa portuguesa está envolvida. Ainda recentemente, a Tearfil tornou público que celebrou com a finlandesa Spinnova um acordo de cooperação para o desenvolvimento de fio, com a têxtil nacional a encarregar-se de operar uma linha de fiação com fios provenientes da investigação da nova parceira. A linha de fiação destina-se ao desenvolvimento de produtos e ficará localizada nas instalações da Tearfil em Guimarães.

“A lógica por trás da linha de fiação de fios é a pesquisa e o desenvolvimento para o uso da fibra da Spinnova na produção de fios em escala comercial e para agilizar o trabalho de desenvolvimento com parceiros da indústria”, referia a dupla em comunicado.

Partilhar