21 novembro 25
Empresas

T

Tearfil, Casa da Malha, Becri e Silbon em modo circular

As empresas Tearfil, Casa da Malha e Becri, juntamente com a marca espanhola Silbon, integram dia 3 de dezembro o webinar: ‘A Economia Circular na Indústria Têxtil e Vestuário’. O evento organizado pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, no âmbito do projeto transfronteiriço RESOTEX – repensando el sector textil y la moda sostenible, tem como objetivo apoiar as empresas na passagem do modelo linear (produzir – usar – descartar) para abordagens regenerativas e mostrar como a circularidade pode incorporar desde a conceção do produto até ao fim de vida, através dos princípios como o ecodesign, a durabilidade, a reparação, a reutilização e a reciclagem.

“Num momento em que as exigências de sustentabilidade se traduzem em escolhas concretas de clientes e compradores e a economia circular está a ganhar um lugar central na estratégia da ITV, a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal decide dedicar um evento inteiramente a este tema, enquadrando-o no âmbito do projeto transfronteiriço RESOTEX“, enquadra esta sexta-feira.

O programa arranca às 14h00 com a intervenção de Ana Dinis, diretora-geral da ATP, que fará a abertura institucional e o enquadramento dos principais desafios e oportunidades que a economia circular coloca à indústria têxtil e vestuário. “A economia circular deixou de ser um slogan simpático para passar a ser um critério muito concreto de acesso a mercados, financiamento e clientes”, explica a diretora-geral ao T Jornal, que será media partner do evento. “Se quisermos que o setor continue a criar valor, temos de garantir que os nossos produtos, processos e modelos de negócio estão alinhados com esta nova realidade”, acrescenta.

O primeiro painel, denominado “Da fiação à confeção: boas práticas circulares”, contará com as intervenções de Cristina Castro (Tearfil), Andreia Carvalho (Casa da Malha) e Márcia Leite (Becri). As três oradoras irão relatar como têm vindo a aplicar princípios de circularidade nos respetivos processos produtivos, da conceção dos artigos à gestão dos resíduos, evidenciando os impactos na eficiência interna, na diferenciação da oferta e na competitividade das empresas.

“Na Casa da Malha, a economia circular não é apenas um conceito, mas uma evolução necessária para garantir o futuro da indústria têxtil”, afirma Andreia Carvalho ao T Jornal. “A economia circular permite-nos não só reduzir a nossa pegada, mas também reforçar a responsabilidade que assumimos perante os clientes, colaboradores e o planeta. É este compromisso que orienta a nossa estratégia e garante que continuamos a liderar com consciência e propósito”, sublinha a diretora de sustentabilidade.

No segundo painel, sob o título “Circularidade ibérica: a perspetiva da Silbon”, Aécio Dantas, diretor de sustentabilidade da marca espanhola, que realiza uma parte significativa da sua produção em Portugal, procurará mostrar como uma cadeia de valor transfronteiriça pode reforçar a ambição em matéria de circularidade, exigir níveis mais elevados de transparência e contribuir para um posicionamento mais robusto no mercado internacional.

O terceiro painel, dedicado ao projeto RESOTEX – repensando el sector textil y la moda sostenible, estará centrado na dimensão colaborativa luso-espanhola no âmbito do mesmo. Paloma Castro, gestora de projetos da Diputación Provincial de Cáceres, entidade líder do consórcio, apresentará a visão global, os objetivos e as próximas ações do RESOTEX. A sessão contará ainda com contributos dedicados ao enquadramento legislativo (ATP), à inovação (Município do Fundão), à capacitação de recursos humanos (MODATEX) e à homologação de boas práticas (FEDECON), evidenciando como estes diferentes pilares se articulam para acelerar a adoção de modelos circulares no setor têxtil e da moda.

A participação no webinar é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através deste link.

Programa

14h – Sessão de Abertura e boas-vindas: Ana Dinis, Diretora-Geral da ATP (10 min)

14h10 – 1.º Painel

Da fiação à confeção: boas práticas circulares

Keynote speaker: Ana Dinis, diretora-geral da ATP

  • Fiação – Cristina Castro, Diretora de Qualidade e Inovação da Tearfil
  • Tricotagem – Andreia Carvalho, Diretora de Sustentabilidade da Casa da Malha
  • Confeção – Márcia Leite, Diretora de Sustentabilidade e RSE da Becri

15h10 – 2.º Painel

Circularidade ibérica: a perspetiva da Silbon

Keynote speaker: Aécio Dantas, diretor de sustentabilidade da Silbon

15h30 – 3.º Painel

RESOTEX – repensando el sector textil y la moda sostenible

Keynote speaker: Paloma Castro, Gestora de Projetos da Diputación Provincial de Cáceres, líder do projeto RESOTEX

  • Legislação – Ana Dinis, Diretora-Geral da ATP
  • Inovação – Município do Fundão*
  • Capacitação – Pedro Guimarães, Chefe de Unidade da Qualificação do MODATEX
  • Homologação – Alfredo Medina, Diretor de Sustentabilidade da FEDECON

* a designar

16h30 – Encerramento: Paloma Castro, Gestora de Projetos da Diputación Provincial de Cáceres

Partilhar