Bebiana Rocha
As tarifas dos Estados Unidos podem vir a ter impacto na construção da nova unidade da TMG Automotive naquele país. O tema foi abordado por Vítor Fernandes, responsável da empresa, no início deste mês de junho durante a Conferência sobre Risco País da Coface.
“O tema das tarifas tem, sim, um impacto neste investimento que estamos a fazer, sobretudo em nível de equipamentos”, afirmou Vítor Fernandes, citado pelo jornal ECO. Estava previsto um investimento entre 25 e 30 milhões de euros em maquinaria europeia para equipar a nova fábrica, um montante que poderá aumentar devido às tarifas aplicadas.
Apesar das dificuldades, o responsável reconheceu que “tem havido sensibilidade do ponto de vista da diplomacia económica do lado dos EUA, de perceberem que este tipo de investimentos é algo que eles não têm, porque só existe um player no país a fazer o mesmo que nós fazemos”.
Recorde-se que a TMG Automotive anunciou no início deste ano a construção da nova fábrica no Sul dos EUA, através de uma joint venture com a empresa americana Haartz.
Durante a sua intervenção, Vítor Fernandes também salientou que, apesar de um maior conservadorismo no consumo por parte dos principais clientes, “os contratos ainda estão lá” e permanecem ativos.