Bebiana Rocha
A Tajiservi organizou nos passados dias 5 e 6 de julho, nas suas instalações em Vila das Aves, um Open Day que ficou marcado pela apresentação da primeira tecnologia que confere inteligência artificial às máquinas de bordar, desenvolvida pela Tajima.
Chama-se i-TM e controla a tensão da linha superior para resolver problemas como a linha de canela se ver na parte superior do bordado. “Com o i-TM, qualquer operador, com ou sem experiência, consegue obter resultados de alta qualidade e consistentes, com muito menor tempo de preparação”, diz José Barroso, do departamento de comunicação, ao T Jornal.
“O i-TM, em conjugação com DCP – Calcador Controlado Digitalmente, permite eliminar desafios das empresas de bordados como: peças com diferentes acabamentos, quebras de linha frequentes, necessidade de elevada formação dos operadores e tempos elevados de inatividade de máquinas”, enumera.
O Open Day, que assinalou os 80 anos da Tajima, contou também com duas sessões dedicadas à apresentação do novo software de picagem de bordados DG17, que vem acelerar todo o processo de tornar um desenho em ficheiro pronto a bordar.
Em nota conclusiva, José Barroso acrescentou a exibição de outros equipamentos, consumíveis e acessórios comercializados pela Tajiservi. “Entre eles, a impressão digital em peça e rolo, máquinas de pedra e pérolas, prensas térmicas, lasers e flex”.