T
Em entrevista ao T Jornal, a nova diretora da Heimtextil no segmento de roupa de mesa, cama e banho, Margit Herbeth, vinca que os fabricantes portugueses “caracterizam-se por uma produção sustentável, design de topo e elevada qualidade”. Aborda também as expectativas para a edição de Janeiro de 2024, a recetividade à nova categoria ‘Carpets & Rugs’ e os esforços que a organização tem feito no sentido de se manter na vanguarda da tendência ‘Green’.
Considerando a vertente inovadora e sustentável associada à produção nacional, como vê a participação dos têxteis-lar portugueses na feira?
Os fabricantes portugueses são uma parte essencial da indústria internacional de têxteis-lar. Grande parte dos nossos expositores portugueses concentra-se em marcas próprias do sector de cama e banho, e produzem para as mais importantes marcas internacionais. Os fabricantes portugueses caracterizam-se por uma produção nacional sustentável, que é apreciada em todo o mundo. Além disso, as empresas portuguesas primam pelo design topo de gama e pela elevada qualidade. Estamos muito satisfeitos por podermos oferecer a esta indústria uma plataforma de negócios na Heimtextil.
Quais são as suas expectativas para a próxima edição da Heimtextil?
A próxima edição da Heimtextil será um encontro único da indústria global. Estamos satisfeitos por mais de 2.600 expositores internacionais terem anunciado a sua participação. A procura já supera o número de expositores do evento anterior. Mesmo os expositores que decidiram não participar em 2023 vão estar novamente representados com stand. Em 2024, iremos concentrar-nos na transformação têxtil e em mostrar formas de alcançar o desenvolvimento sustentável. As Tendências Heimtextil 24/25, por exemplo, intitulam-se ‘Nova Sensibilidade’ e apresentam caminhos para um mundo mais sensível dos têxteis com um cenário temático vanguardista. A sustentabilidade reflete-se na Heimtextil em vários formatos de troca de conhecimento e será agrupada sob o título “Econogia”.
A feira terá uma nova área dedicada a carpetes e tapetes. O que nos pode dizer sobre a abertura desse novo segmento? Como foi a adesão dos expositores?
Temos o prazer de poder oferecer pela primeira vez o segmento de produtos Carpets & Rugs separados na Heimtextil 2024. Os tapetes são tradicionalmente parte integrante da Heimtextil e até agora têm sido apresentados pelos expositores em diferentes salões. Seguindo a procura da indústria, estes serão agora agrupados num segmento separado, complementados por novos expositores e com área própria no novo pavilhão 5. Respondemos assim à crescente procura do mercado. O segmento de produtos obteve uma resposta extremamente positiva da indústria global de carpetes. Em apenas alguns meses, mais de 75 expositores já mostraram interesse em participar no novo segmento de produtos.
Como se sente ao assumir o cargo de nova diretora da Heimtextil, House Textiles Segment, tendo em conta que é a maior marca e expositora mundial no segmento de têxteis lar?
Estou muito entusiasmado com esta nova função. Gosto de estar em contacto com os expositores e parceiros, estar presente numa indústria global e interagir com pessoas inspiradoras. A indústria é muito internacional, dinâmica e inovadora. É muito bom poder acompanhar e impulsionar os próximos desenvolvimentos, principalmente no que diz respeito à sustentabilidade. Sendo a principal feira comercial do mundo, a Heimtextil abre caminho para a indústria, cria visibilidade internacional e promove o intercâmbio. Estou muito feliz por fazer parte disso!
A Heimtextil está a entrar num novo capítulo ou será uma continuação?
Ambos. A Heimtextil é uma feira comercial líder mundial e está firmemente estabelecida no calendário da indústria. Os visitantes podem contar com formatos e qualidade comprovados. No entanto, tal como a indústria está em constante estado de transformação, também estamos a acompanha-la e nunca paramos de pensar em novas formas e de criar novas oportunidades. Assim, estamos a expandir a gama para incluir novos segmentos de produtos, como Carpetes & Tapetes ou, em 2023, Fibras & Fios, em resposta à evolução da procura no mercado. Também estamos a expandir continuamente o nosso programa de apoio e a adaptá-lo às necessidades da indústria.
Estando a expansão da sustentabilidade têxtil no centro das preocupações da organização, o que é que a Messe Frankfurt tem feito e fará no futuro nesse sentido? Com efeitos concretos já para a edição de Janeiro da Heimtextil.
O futuro do design de interiores têxteis não pode ser pensado sem sustentabilidade. O sucesso económico no sector têxtil global só é possível com uma estratégia de sustentabilidade consistente. A Heimtextil oferece aos expositores com produtos sustentáveis uma plataforma e impulsiona o desenvolvimento sustentável através da transferência de conhecimento, curadoria e orientação. Aqui são apresentados materiais feitos a partir de matérias-primas naturais ou tecidos reciclados (resíduos), por exemplo. Sob o título “Nova Sensibilidade”, Heimtextil Trends 24/25 coloca a transformação têxtil em destaque e mostra caminhos para um mundo têxtil mais sensível. Todas as atividades de sustentabilidade das feiras têxteis da Messe Frankfurt, incluindo a Heimtextil, decorrerão sob o título “Econogia”. Na Heimtextil, o Econogy Tours e o Econogy Finder, entre outras coisas, dão visibilidade às empresas com produtos sustentáveis e orientam os visitantes.