06 maio 24
Formação

Bebiana Rocha

Systemics ensina Estratégias de Sustentabilidade

Na passada segunda-feira, dia 6 de maio, a Systemic, em parceria com a ATP, organizou uma apresentação da formação ‘Estratégias de Sustentabilidade’, que se inicia já no próximo dia 14 de maio. Ana Paula Dinis, diretora-geral da ATP, fez a abertura destacando como temas chave da ação formativa o greenwashing, o que é a taxonomia, quais são os requisitos obrigatórios de sustentabilidade e que outras iniciativas voluntárias as empresas têxteis devem adotar para se tornarem mais competitivas.

“Diria que o principal fator diferenciador desta formação é o facto de ser certificada. A Associação tem insistido em responder às necessidades dos seus associados e disponibiliza aqui uma formação acreditada, que, penso, responderá aos desafios e necessidades das empresas associadas da ATP”, diz Ana Paula Dinis.

Seguiu-se depois um enquadramento dos módulos feita por Pedro Wilton, seasoned sustainability coach na Systemic. Sucintamente foram enumeradas as perdas económicas decorrentes das alterações climáticas, qual é a exposição das empresas portuguesas ao risco climático e uma nova abordagem das externalidades – a dupla materialidade.

Pedro Wilton tocou ainda na previsão de um PIB negativo devido ao aquecimento global, os objetivos do Acordo de Paris, O Pacto Ecológico Europeu e o Plano de Ação para o Financiamento Sustentável. “É necessário que haja uma melhoria na transparência das empresas e um maior tempo de comparação”, referiu o responsável, notando a urgência de se criarem normas, rótulos e referências de baixo carbono.

Incentivou ainda as empresas presentes a apostarem na elaboração de reportes completos: ao nível ambiental (de que forma se estão a adaptar às alterações climáticas e a atenuar essas alterações, nomeadamente ao nível do uso de energias, de que forma impactam na biodiversidade, no estado das espécies, na utilização de recursos e resíduos, na poluição e na gestão de recursos hídricos); a nível social (que condições de trabalho dão aos colaboradores, se proporcionam igualdade de oportunidades, asseguram todos os direitos laborais) e de governança (este última abrange a conduta empresarial, ou seja, a cultura empresarial, gestão das relações com os fornecedores).

A sessão de apresentação terminou com Ana Assis, consultora de sustentabilidade associada da Systemic, a sublinhar o carácter holístico e prático do curso: “O nosso curso vai ter quatro módulos online, cada módulo com uma duração de 2h00, no final do workshop há um hands on para aplicar a lógica do que foi abordado. Como passamos do conhecimento para delinear uma estratégia, que ferramentas estão disponíveis para nos ajudarem a fazer os vários reportes?”.

Os interessados podem fazer a sua inscrição aqui.

Partilhar