09 maio 24
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Systemic aguça as PME para aprenderem práticas ESG

A Systemic inicia na próxima terça-feira, dia 14 de maio, o primeiro nível da formação ‘Estratégia de sustentabilidade e as práticas ESG para as PME, desenvolvida em parceria com a ATP – Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal. Pedro Wilton, formador, afirma ao T Jornal que o evento é uma “oportunidade para aprender conceitos centrais de sustentabilidade como: dupla materialidade, sustentabilidade fraca ou forte e finanças sustentáveis”.

A formação de nível I está dividida em quatro módulos e incidirá sobre a exploração de conceitos e fundamentos de sustentabilidade e ferramentas para ajudar as empresas a fazerem o reporte obrigatório, sendo dada online. “Partilha de ideias em grupos fechados e uma sessão de perguntas e respostas a tópicos abordados” também constam do planeamento do curso.

Já a segunda parte consiste num workshop de quatro horas presencial e pretende fazer a “análise de um estudo de caso para definição da estratégia, identificação de práticas a implementar e reporte ESG”, informa a organização.

Num nível mais avançado, o nível II está marcado para 5 de junho, em Vila Nova de Famalicão, pelas 14h00, devendo os presentes terminar com uma noção da cadeia de valor da têxtil e os principais objetivos de desenvolvimento sustentável. Bem como com noções dos stakeholders prioritários, serem capazes de identificar riscos e oportunidades que decorrem das alterações climas e traçarem um plano de ação ESG em contexto real.

“Idealmente os interessados devem assistir aos dois níveis da formação até porque há temas que se encadeiam”, recomenda Pedro Wilton, Economista de formação, com 30 anos de experiência no sector financeiro, mercado de capitais, regulações e operações financeiras sustentáveis.

A formação será administrada também por Sofia Santos, CEO da Systemic e especialista em financiamento climático, e Ana Assis, engenheira têxtil com 30 anos de experiência profissional em empresas do sector, direção de operações e desenvolvimento de produto. As inscrições continuam a decorrer aqui.

Partilhar