04 julho 24
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Sustentabilidade no têxtil dá ‘Pano para Mangas’

A sustentabilidade no sector têxtil e vestuário é o ponto chave do novo programa da revista verde GreenSavers. ‘Pano para Mangas’ é uma série de quatro episódios, que pretende trazer convidados do meio para debater temas prementes como passaporte digital de produto, reciclagem têxtil, e tecnologia ao serviço da sustentabilidade.

O primeiro episódio já foi lançado, tendo como convidados Braz Costa, diretor geral do CITEVE, e Luís Cristino, co-fundador da OMA. Salienta-se dali a ideia que “hoje o modelo de negócio é demonstrar que a peça que nós produzimos tem menos impacto que a peça do vizinho”, diz Luís Cristino.

Ficamos também com noção que a reciclagem é uma “dor de cabeça” para as empresas, que vão ter de lidar com a responsabilidade alargada ao consumidor e dar solução à roupa em fim de vida.

“A tecnologia vem ajudar muito na separação, sobretudo a IA que vai permitir uma triagem mais rápida e sem erros, quer em termos de composições quer de cor. Também o ecodeisgn tem de se aliar com a tecnologia para facilitar no momento da separação”, diz o também responsável pela Academia do Têxtil.

Houve ainda espaço para falar do consumidor e da importância deste estar atento à origem dos produtos. “Há uma consciência ecológica, principalmente nas gerações mais jovens”, mas “se uma peça sustentável custar mais 50% do que outra menos sustentável, a carne é fraca e pode-se ceder ao produto mais barato!”, diz Braz Costa. O episódio completo pode ser visto aqui.

Partilhar