30 janeiro 23
Feiras

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Sustentabilidade lusa mostra-se em Dusseldorf

O terceiro e último da dia da Neonyt está a ser o mais proveitoso para expositores portugueses. A decorrer desde sábado em Dusseldorf, na Alemanha, a feira dedicada à moda sustentável conta com a presença das empresas Maxigrau, Marita Moreno, Sensify e Chulé, às quais se junta o showcase de sustentabilidade Green Circle, apresentado pelo CITEVE.

Com um total de 18 coordenados selecionados a partir da mostra que foi apresentado MODTISSIMO de setembro, o Green Circle destaca em Dusseldorf a vertente sustentável do têxtil made in Portugal, exibindo produtos de mais de uma dezena de empresas.

Na manhã deste dia de fecho, as marcas e fabricantes portugueses receberam a visita da Cônsul-Geral de Portugal em Dusseldorf, Lídia Nabais, num périplo em que esteve sempre acompanhada por representantes da AICEP. Na passagem pelos stands ficou a ideia de que os dias de fim-de-semana podem não ser os mais amigos para o formato B2B em que decorre a Neonyt.

“Nestas primeiras horas de hoje já recebemos mais pessoas que durante todo o domingo”, confidencia Orlando Dias, representante da Maxigrau, que se apresentou em Dusseldorf na dupla vertente de fabricante, direcionada ao private label, e com a marca própria Maxileaf. “No entanto, apesar da pouca gente durante o fim-de-semana, há sempre clientes que ficam e até acabámos por registar dois contactos que se afiguram muito promissores”, conta o representante da empresa que partiu para a Alemanha com o objetivo de encontrar agentes e pontos de venda com vista ao seu processo de internacionalização.

Também em estreia, a Chulé apostou no design distintivo das suas meias de fabrico sustentável para estabelecer contactos com marcas e distribuidores. “Depois da manhã do dia de abertura, as pessoas estão a voltar hoje. Esta manhã há muito mais gente e já fizemos contactos com lojas e distribuidores locais”, conta Miguel Alemão um dos fundadores da marca.

Já na marca Marita Moreno, que tem participado nas anteriores edições de Berlim da Neonyt, Pedro Marinho lembra que a feira decorria durante a semana, sendo que este é também o regresso após as restrições da Covid. “Francamente, não sei se tem a ver só com o fim-de-semana, não houve muito tempo para trabalhar este novo conceito, a organização é muito boa, mas talvez não tenha havido tempo para trabalhar o marketing”, descreve.

Uma reflexão também partilhada pela representante do CITEVE, Cristina Castro, constatando que durante o fim-de-semana a feira foi visitada sobretudo por consumidores, que não são propriamente o público-alvo das empresas. “Hoje está muito melhor, é agora que estão a chegar compradores profissionais”, assegura.

A participação das empresas portuguesas PME na Neonyt em Dusseldorf, tem lugar no âmbito do projeto From Portugal, iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da moda e têxtil, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de Internacionalização do Portugal 2030.

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