T
É com foco na demonstração de que os têxteis portugueses estão na vanguarda da sustentabilidade que a comitiva ‘From Portugal’ está dias 15 e 16 em mais uma edição da feira de tecidos de alta performance e funcionalidade de Munique, a Performance Days, na qual participarão mais de 380 grandes fabricantes internacionais de 34 países. Com a presença da A. Sampaio, Bloomati by Carvema, LMA, Lurdes Sampaio, Sidónios e 2Move Garments, Portugal reforça a sua posição como um player global no que à sustentabilidade da têxtil diz respeito ao apresentar coleções altamente inovadoras.
É o caso da Bloomati by Carvema, que sendo já reconhecida no panorama internacional pela sua identidade sustentável e inovadora, marcará presença pela terceira vez. “Esta é uma feira que surge como uma oportunidade de nos expandirmos no sector têxtil. Além da oportunidade de mostrar os nossos produtos e coleções a potenciais clientes, permite-nos também conhecer mais sobre as últimas tendências e inovações da indústria têxtil”, justifica Márcia Maciel, do departamento de marketing da empresa.
A participar pela primeira vez está a Lurdes Sampaio Malhas, que por ter “uma coleção com características funcionais e sustentáveis adequadas aos requisitos da feira”, decide avançar para este novo desafio. Maria Sá, managing diretor da empresa, adianta que nesta estreia procura sobretudo estabelecer contactos com o mercado alemão.
Com mais de uma década de experiência no universo da Performance Days, a A. Sampaio considera a participação física neste certame essencial para a sua empresa. “A nossa tipologia de clientes conjugada à especificidade e evolução dos sectores desportivos e técnicos requerem bastante confiança entre os nossos parceiros, pelo que a presença habitual nesta feira ajuda a criar ligações duradouras, nas quais o contacto presencial é fundamental”, justifica Inês Sampaio, do departamento de marketing.
Uma perspetiva de alguma forma partilhada por Luís Sousa Dias, diretor comercial da LMA: “É uma feira muito importante não só no que aos negócios diz respeito, uma vez que encontramos desde clientes alemães, nórdicos, italianos até americanos e canadianos, mas também por uma questão de posicionamento”, considera.
Depois dos bons resultados alcançados nas duas edições em 2022, 2Move Garments volta a Munique porque, de acordo com Joaquim Anjos, managing director, “as feiras são desde sempre um meio privilegiado que dispomos de mostrar os nossos produtos/serviços a potenciais clientes.
A participação das empresas portuguesas PME na Performance Days é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector Têxtil. Esta feira está incluída no projeto “From Portugal”, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de Internacionalização do Portugal 2030.