28 agosto 25
Feiras

Bebiana Rocha

Sustainable Textile & Apparel From Portugal marca presença em Londres e Munique

O projeto Sustainable Textile & Apparel From Portugal, da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, dá início à segunda ronda de feiras internacionais do ano com a participação na The London Textile Fair e na Munich Fabric Start, que decorrem nos dias 2 e 3 de setembro.

Em Londres, no Business Design Centre, estarão presentes as empresas Albano Morgado, LEMAR, LMA e JOF, às quais se junta a Fitecom. Já em Munique, no MOC Munich, estão confirmadas as participações da 6Dias Têxteis, Bloomati by Carvema Têxtil, I.T.J.V, LEMAR, M.M.R.A, Troficolor Denim Makers e Fábrica de Tecidos Vilarinho. A lista de expositores portugueses inclui ainda Fitecom, Paulo de Oliveira, Somelos Tecidos, TMG Textiles, Vilartex, Sourcetextile e Top Trends.

Londres: aposta em inovação e sustentabilidade

A Albano Morgado apresenta a nova coleção outono/inverno, que abraça a estação com uma paleta de cores quentes — castanhos, beges e laranjas queimadas — inspirada na natureza e no conforto. Com tecidos de alta qualidade, especialmente lã fina portuguesa, a coleção combina elegância intemporal, alfaiataria clássica e um toque contemporâneo, sendo ideal para quem valoriza tradição, sofisticação e sustentabilidade nos meses mais frios.

Especializada em etiquetas em pele para jeans e vestuário, a JOF mostra-se otimista com o encontro com o mercado britânico. Ao T Jornal destaca como mais-valias “os prazos curtos de produção, os preços competitivos e a capacidade de abastecer qualquer mercado global”.

A empresa disponibiliza uma ampla gama de materiais, desde pele genuína até diversas opções em pele sintética, e acompanha as tendências de sustentabilidade com uma forte oferta de peles de origem vegetal, como o papel Jacron, transformável em centenas de qualidades, cores e acabamentos.

Além disso, produz etiquetas com materiais sustentáveis e reciclados, como viscose Ecovero, poliéster reciclado, pele de maçã, milho, cortiça, bambu, patches em lona de algodão orgânico e outros materiais de base biológica.

Entre as novidades, a empresa destaca a implementação de um departamento de tecnologia de impressão digital em pele, que “já apresenta resultados extraordinários”.

Também presente em Londres, a LEMAR reforça a sua posição no mercado com uma coleção cada vez mais sustentável, desenvolvida com fios certificados. Para além da flexibilidade do serviço de stock sem quantidade mínima de encomenda, apresenta novidades como o artigo 167/15, “uma sarja pesada produzida com poliéster reciclado, algodão orgânico” e o CHRYSANTHEMUM, desenvolvido com fios SEAQUAL + T400 ECOMADE.

A LMA leva igualmente a Londres produtos concebidos sob os princípios da circularidade e sustentabilidade. “Temos orgulho de ser uma empresa certificada BCorp. É um grande passo que reflete o nosso compromisso com um impacto ambiental e social positivo”, sublinha a empresa.

Munique: diversidade e inovação nos tecidos

Na Alemanha, a 6Dias Têxteis já foi apresentada no blog da Munich Fabric Start como uma empresa versátil, que oferece uma ampla variedade de composições – algodão, viscose, linho, poliéster, poliamida, seda, Tencel e fibras de fontes novas e sustentáveis. A coleção inclui diferentes texturas de tecidos, como popeline, sarja, lona, oxford e jacquard, que podem ser tingidos, estampados, bordados ou plissados. Na coleção ‘Twilight Haze’, a empresa destaca tecidos feitos a partir de fibras inovadoras como laranja, menta, gengibre, urtiga, leite, cogumelo, banana e abacaxi.

A Bloomati, marca do grupo Carvema, apresenta-se com uma coleção outono-inverno 26/27 marcada por tons profundos de verde, inspirados na natureza e na serenidade, enriquecidos por texturas que transmitem conforto e elegância intemporal.

Segundo a organização da feira, a marca “reinterpreta, por meio de texturas inteligentes e tecidos versáteis, um conforto essencial”, construindo a coleção sobre bases como jersey, fleece, interlock, canelado e piqué, reinventadas em estruturas mais sofisticadas. A Bloomati aposta em misturas de algodão, poliamida e poliéster, que combinam maciez, elasticidade e resistência térmica.

A LEMAR, também presente em Munique, surge novamente com o mote “inovação através da sustentabilidade”. A feira destaca a sua longa história e caráter familiar – “gerida pela terceira e quarta geração” – e o seu compromisso em oferecer tecidos de qualidade, desempenho e valor acrescentado.

A M.M.R.A apresenta-se como especialista em malhas circulares, acumulando 40 anos de experiência. O portefólio inclui produtos naturais, orgânicos, reciclados e sintéticos, destacando misturas de lã merino, urtiga, linho e Tencel.

Segundo Patrícia Andrade, comercial, os pontos fortes da empresa são “as quantidades reduzidas, tecidos com toque suave, estrutura regular e excelente acabamento, além do desenvolvimento de malhas personalizadas”. A empresa investiu recentemente num novo tear para malhas de pêlo pesado, respondendo a uma procura crescente por este tipo de artigos.

Com dois stands em Munique, a Troficolor Denim Makers apresenta propostas desenvolvidas com base em três pilares: qualidade, design e responsabilidade ambiental. Entre as novidades, destacam-se denims intemporais, soluções funcionais para diferentes estações e novas texturas, acabamentos e cores.

Por sua vez, a Fábrica de Tecidos Vilarinho procura afirmar-se como referência em inovação, qualidade e resposta às tendências de mercado. “Somos especializados no desenvolvimento de tecidos para camisas e blusas que aliam uma estética refinada a características de alto desempenho, como suavidade, durabilidade e sustentabilidade”, refere a empresa ao T Jornal.

Entre os pontos fortes destacam-se a flexibilidade, o reduzido tempo de colocação no mercado e o rigoroso controlo de qualidade em todas as fases da produção.

A empresa investiu no alargamento da sua gama de tecidos sustentáveis, recorrendo a fibras recicladas e certificadas, e introduziu novos acabamentos para reforçar suavidade, durabilidade e toque. Também aposta em parcerias estratégicas com clientes-chave, desenvolvendo produtos exclusivos que refletem a identidade e posicionamento das marcas.

Partilhar