Bebiana Rocha
As candidaturas para o Techtextil Innovation Award terminam a 15 de dezembro. Numa newsletter dedicada, a organização da Techtextil convida as empresas a partilharem com a sua rede tudo o que já é possível fazer em termos de tecnologia, sustentabilidade e inovação em têxteis técnicos. “Conte aos seus clientes, concorrentes, imprensa especializada e potenciais novos parceiros de negócio”, lê-se na comunicação.
As categorias disponíveis para candidatura são: New Concept, New Material, New Application, New Product, New Chemicals & Dyes, New Recycled Materials and Recycling Technologies, New Production Technology, Digitalisation and AI Solutions. As submissões são gratuitas e podem ser feitas através do formulário disponibilizado.
Na mesma data, 15 de dezembro, termina também o prazo para submissão de apresentações para o Fórum Techtextil/Texprocess, criado para promover a troca de conhecimento entre investigação e indústria, com foco em desenvolvimento de materiais e produção, sustentabilidade e digitalização.
Em comunicado, a feira informou que as categorias em aberto são as seguintes: para a Techtextil: Beyond Function; Engineered for Impact; Textile Intelligence; Manufacturing Intelligence; Automation and AI; Resilient Textiles; Pushing Boundaries. Para o Fórum da Texprocess: Sustainable Solutions; CAD; Digitalization and AI; Legal Requirements; Design Tools.
Os oradores serão selecionados até fevereiro por um comité internacional.
A Techtextil realiza-se de 21 a 24 de abril de 2026 em Frankfurt, em simultâneo com a Texprocess. Portugal estará representado no âmbito do projeto Sustainable Textile & Apparel From PORTUGAL, da ATP, pelas empresas: COLTEC – Neves & Companhia, A. Sampaio & Filhos, Artefita, ATB Acabamentos Têxteis Barcelos, MCS – Textile Solutions, QualityLab, Tiajo, Bloomati, Lineartex, Trivialtex e TrimNW. Até ao momento, também estão confirmadas as empresas Cordex, A Penteadora, TMG Textiles e Fibrenamics. Na Texprocess está a empresa Invescorte.