19 fevereiro 21
EPI

T

Suavecel investiu 15 milhões na produção de EPI

A Suavecel, empresa de Viana do Castelo, investiu cerca de 15 milhões de euros para a produção de equipamentos de proteção individual (EPI), que está a exportar para 24 países de quatro continentes. Às máscaras junta-se também o fabrico de toalhitas desinfetantes, negócio que a empresa diz estar ainda em fase de implementação mas que veio para ficar.

Fundada em 1996 e desde sempre dedicada à transformação de papel, com produtos como papel higiénico, rolos de cozinha, lenços de papel e guardanapos, a Suavecel acabou por virar-se, como forma de responder à pandemia, para a produção de EPI, que arrancou já no início de 2021, depois de adquiridas três máquinas e cumpridas todas as exigências de certificação dos produtos.

Uma mudança na empresa que pertence ao grupo Ghost – detém também a Nunex e a Fortissue e emprega 240 trabalhadores – que começou a ser pensada logo em abril de 2020, na sequência dos constrangimentos decorrentes da covid-19. “Deparámo-nos com uma realidade cada vez mais presente no nosso dia-a-dia: a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI)”, disse à agência Lusa o proprietário do grupo Ghost, Nuno Ribeiro, explicando que “a aposta na investigação, na elevada tecnologia e a melhoria contínua no processo produtivo, aliado às necessidades do mercado, contribuiu para a reconversão e para os novos investimentos”. Nuno Ribeiro adiantou ter investido “10,15 milhões de euros na compra das três máquinas”, e que a produção começou no início deste ano.

A empresa está a produzir 600 máscaras por minuto, o que da um total de 36 mil por hora e 864 mil por dia, tanto para adultos como para crianças. “São 51 milhões de unidades por mês”, completa o empresário. Já quanto às toalhitas desinfetantes a produção atinge cerca de 180 mil packs/dia, a um ritmo de representa 120 por minuto.

A par do fabrico próprio, Nuno Ribeiro explica que, face à grande escassez inicial no fornecimento e reabastecimento de matéria-prima, o grupo decidiu investir numa máquina que além da auto-suficiência garantisse ainda o fornecimento a outros produtores”.

As máscaras da Suavecel estão classificadas como dispositivo médico, com uma capacidade de filtração de mais de 98%”, cumprindo a norma EN 14683, esclarece o proprietário do grupo Ghosh. “A máscara é composta por três camadas, uma delas o ‘meltblown’, que é uma camada interna de TNT [Tecido Não Tecido] que garante a eficiência à filtração”, explica, adiantando que são “embaladas individualmente em caixas de 50 unidades, conferindo uma higienização de cada máscara”.

A produção destina-se aos mercados de mais de 24 países e quatro continentes onde o grupo está presente. Nuno Ribeiro prevê “uma contínua expansão pelo mundo”, sendo Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Angola, Nigéria, Colômbia, Reino Unido os principais mercados onde o Grupo Ghost está atualmente presente.

 

Partilhar