29 maio 25
Empresas

Bebiana Rocha

Sonae vende marcas MO e Zippy à equipa de gestão e fundo da Oxy Capital

A Sonae anunciou esta semana a venda das marcas MO e Zippy, num negócio que representa um encaixe de cerca de 20 milhões de euros para o grupo. A transação, que deverá estar concluída ainda no primeiro semestre deste ano, traduz-se num Management Buy Out (MBO), ou seja, uma aquisição realizada pela atual equipa de gestão das marcas, liderada por Francisco Pimentel, CEO da MO, em parceria com o Fundo Mercúrio, gerido pela Oxy Capital.

“Este passo de maior autonomia é o mais adequado e será especialmente propício ao desenvolvimento e sucesso sustentado destes negócios”, afirmou Francisco Pimentel, que passa agora a liderar os destinos da MO e da Zippy como proprietário.

João Dolores, CFO da Sonae, sublinhou que esta decisão se enquadra na estratégia do grupo: “Estamos num negócio enquanto formos o seu melhor acionista. Quando surgem oportunidades melhores para as empresas e para as suas pessoas, que estejam enquadradas com os nossos valores, como neste caso, procuramos concretizá-las.”

A MO, especializada em moda acessível, conta atualmente com mais de 120 lojas em Portugal. Já a Zippy, focada em vestuário e artigos para bebés e crianças, está presente em mais de 40 mercados internacionais.

Com esta operação, a Zeitreel — anteriormente designada Sonae Fashion — passa a deter apenas duas marcas: a Salsa Jeans, de referência no segmento denim, e a Losan, que atua no canal grossista de vestuário infantil.

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