Bebiana Rocha
A Son of a Tailor, marca de vestuário masculino com sede em Copenhaga, tem novos modelos de roupa confecionados pela portuguesa Neves Pereira & Silva – Poltex. A empresa de Brito, Guimarães, produz t-shirts e polos por medida para mais dos 150 mil clientes da marca, distribuídos pelos quatro cantos do globo.
“Este projeto com a Son of a Tailor começou há cerca de cinco anos, a ideia é que as peças sejam feitas uma a uma, com as medidas que os próprios clientes introduzem no site. 50% deles já são fidelizados e 10-15% são para homens fortes. Em termos do tipo de compra, posso dizer que temos árabes a comprarem às 20 peças”, diz Paulo Neves Pereira em entrevista ao T Jornal.
Para conseguir produzir de forma eficiente a Neves Pereira e Silva teve que reestruturar o seu processo produtivo da normal produção em massa para produção individual de peça a peça sem perder a eficiência daquilo que tem que ser uma linha de produção.
No momento inicial do projeto faziam cada molde 1 a 1 e tinham que os cortar à mão. Foi assim que esta aventura começou, de forma ineficiente, mas com vista na automatização de processos. Daí foram dando pequenos passos com a marca de forma a automatizar parte da modelagem e alterar máquinas de forma a se adaptarem ao novo processo produtivo.
Daí conseguiram alterar os tempos de entrega de uma média de 21 dias para, em alguns casos, 5 dias. Algo que melhora a experiência do cliente de forma notória e permite que mais pessoas se convertam numa moda mais sustentável.
A linha de produção teve de ser toda pensada para otimizar a produção assim como a distribuição de tarefas pelos funcionários. “Costumo dizer que vendemos minutos”, brinca Paulo Neves Pereira, destacando que “apesar de ser mais cansativo e desafiante em termos logísticos e prazos de entrega, o preço é compensatório”, para além de ser mais vantajoso para o meio ambiente o formato made to order.
Neste momento, a Son of a Tailor absorve 40% da produção da Poltex. “Demos estrutura à marca nos primeiros anos e depois crescemos com ela durante a pandemia, chegamos a receber 1000 peças num só dia para fazer uma a uma, com prazos de entrega de 7 a 10 dias e 20 trabalhadores”, sem os quais isto não seria possível. Faz questão de mencionar, sublinhando também o carácter premium daquilo que ali é produzido: “trabalhamos com as melhores matérias primas, 100% linho, algodão supima e também algodão orgânico, somos certificados GOTS e Oeko-Tex”.
A Poltex trabalha com cerca de 300 referências diferentes para a Son of a Tailor. A cada estação a marca dinamarquesa lança cores novas. “Há ainda opção de bordar as iniciais do cliente”.
Paulo Neves Pereira e a sua equipa aceitaram o desafio da Son of a Tailor há 5 anos atrás quando os mesmos lhe propuseram a assumir toda a produção na altura realizada na Polónia e Lituânia. Desde esse momento até hoje a quantidade de produção aumentou em mais de 20 vezes dada a eficiência e qualidade criada, o que levou mesmo à necessidade de abertura de uma nova fábrica dedicada especialmente a este projeto.
A aventura continua viva, sendo que chegaram a fazer um evento onde levaram máquinas e costureiras até Copenhaga para produzir t-shirt ao vivo numa pop-up store da marca, para um evento de têxteis sustentável.