08 agosto 25
Empresas

Bebiana Rocha

Solinhas aumenta capacidade produtiva até 15%

A Solinhas está a reforçar a sua produção e precisão. A mais recente aquisição foi uma máquina de bobinagem de fios mais moderna, que permite passar de grandes cones para pequenos cones. Ao T Jornal, Lurdes Fernandes explica que “a compra da máquina veio melhorar a eficiência no acabamento dos fios, mas também a eficiência energética”. Trata-se de um equipamento versátil, com baixos consumos e capaz de dar uma resposta mais rápida aos clientes, que cada vez mais exigem prazos curtos e fazem encomendas de menor dimensão.

“A nossa capacidade produtiva aumentou entre 10% e 15%, seguramente. Já não temos paragens e o acabamento do cone é muito diferente”, acrescenta a responsável pelo departamento de compras e exportação.

Este é apenas um dos vários investimentos que a empresa tem feito em tecnologia para melhorar a sua capacidade produtiva e o rigor. “Estamos sempre a renovar o nosso parque de máquinas. Instalámos também painéis solares e adotámos pequenas práticas, como, por exemplo, enviar os nossos artigos sem sacos de plástico, utilizar cartão 100% reciclado nas caixas e reutilizar ao máximo as caixas dos fornecedores para transporte. No final, torna-se importante para consumirmos menos matérias-primas. Além disso, todos os nossos cones são feitos com plástico reciclado”, enumera.

A empresa está, neste momento, a quantificar as poupanças geradas por estas mudanças. No caso dos painéis solares, já se sabe que reduziram em 35% os consumos energéticos. Nos planos está também a digitalização progressiva dos procedimentos, sendo que o primeiro passo já foi dado com a informatização da gestão de stocks.

Partilhar