17 outubro 25
Empresas

Bebiana Rocha

Smartex inicia nova fase com nova liderança e estratégia

A Smartex.AI entra numa nova era marcada por uma mudança na liderança e no reforço da sua estratégia de crescimento. Max Easton assume o cargo de CEO, anteriormente ocupado pelo cofundador Gilberto Loureiro, que passa agora a Presidente, concentrando-se nas principais iniciativas estratégicas.

Em declarações exclusivas ao T Jornal, Gilberto Loureiro sublinha que a Smartex “vai manter-se fiel à mesma visão de transformar a indústria têxtil, utilizando tecnologia para reduzir o desperdício, digitalizar processos e promover a transparência”. O cofundador acrescenta que “o Max tem liderado frentes muito importantes da Smartex ao longo do último ano, com especial foco no envolvimento com as marcas e na liderança dos nossos projetos de expansão na Ásia”.

Sobre a transição, Gilberto Loureiro mostra-se entusiasmado: “Estou super, super entusiasmado com esta mudança. O Max tem sido um profissional incrível — apesar de ser de Londres e ter estado baseado em Amesterdão — e acaba de mudar-se para o Porto para viver próximo da nossa equipa.”

No LinkedIn, o cofundador já havia confirmado que continuará a trabalhar em estreita colaboração com Max Easton, com os restantes fundadores e com toda a equipa. “O Max tem liderado a nossa estratégia Smartex 2.0. Continuamos a lutar para transformar a indústria têxtil e da moda juntos”, escreveu.

Max Easton integrou a Smartex em 2023, vindo da Fashion for Good. Ao longo de dois anos e meio, ocupou os cargos de Global Innovation Director e VP of Partnerships, liderando a expansão da rede de fábricas, lançando a estratégia Top-Down da empresa e executando pilotos completos da cadeia de fornecimento em múltiplas geografias. Trabalhou ainda com as equipas de marketing e vendas para clarificar a comunicação da marca.

Em declarações ao T Jornal, o novo CEO sintetiza as prioridades estratégicas da Smartex nesta nova fase: “As principais áreas da nossa estratégia podem resumir-se em três pontos: 1) foco no envolvimento com as principais marcas de moda e os seus fornecedores estratégicos; 2) garantir que estamos a construir o que a indústria realmente precisa neste momento; e 3) uma forte aposta na excelência operacional, para que os nossos clientes possam avançar com confiança rumo ao controlo de qualidade 100% baseado em IA.”

Easton acrescenta: “Não podia estar mais entusiasmado por dar continuidade à sólida base criada pelo Gilberto e por escalar a inspeção de tecidos com IA nesta indústria global.”

“Estamos aqui para melhorar a rastreabilidade e a qualidade dos tecidos para fábricas de vestuário e marcas de moda, criando um efeito de contágio na cadeia de fornecimento têxtil”, reforça ainda na sua página profissional. “O nosso objetivo é trabalhar com as melhores marcas e fábricas do mundo.”

Partilhar