14 dezembro 23
Inovação

Ana Rodrigues

Smartex à procura do futuro com a Fábrica Têxtil Moderna

Reconhecendo o poder da colaboração, a Smartex estabeleceu o seu primeiro grupo focal dedicado à ‘Fábrica Têxtil Moderna’. Através de um relatório, a equipa de especialista traz as diversas perspetivas para remodelar o cenário produtivo em resposta à necessidade urgente de mudança.

O relatório aborda questões críticas relacionadas com a modernização da cadeia de abastecimento, a recolha de dados de fábrica, os sistemas de comunicação entre as marcas e os seus fornecedores e a necessidade de elevar fábricas exemplares sem penalizar as suas margens mínimas. Nesse sentido, o relatório organiza as principais conclusões, equilibrando a experiência dos membros e ainda que não contenha todas as respostas, apresenta argumentos económicos e lógicos para a mudança na cadeia de abastecimento têxtil.

Ora, à medida que as regulamentações são postas em prática, a Fábrica Têxtil Moderna posiciona-se como um fator crítico, uma vez que a produção têxtil é responsável por 80% do impacto ambiental da indústria. Neste sentido, é evidente a urgência da cadeia de abastecimento se adaptar às novas normas de comunicação e investir em tecnologia sustentável.

Em simultâneo, surgem vantagens comerciais para as fábricas que adotem a modernização, incluindo a maior velocidade de entrada no mercado que ajuda a obter receitas e stocks mortos, um melhor controlo de qualidade para um maior controlo fabril dos seus lucros e a capacidade de competir globalmente com preços baseados em dados estratégicos. O mercado exige preços competitivos, maior velocidade, melhor qualidade e conformidade, ao mesmo tempo, que exige que as fábricas acelerem os seus esforços de modernização.

Embora existam desafios como o financiamento, a suscetibilidade às macrotendências e as mentalidades tradicionais, é possível ultrapassar com apoio coletivo. É, por isso, que as marcas desempenham um papel crucial na prestação de assistência financeira, mas também as empresas tecnológicas devem garantir um retorno claro do investimento e a indústria deve destacar fábricas exemplares e as suas histórias de sucesso.

Ainda que a sustentabilidade seja considerável, os incentivos financeiros são mais desenvolvidos e atrativos tanto para as fábricas como para as marcas. Assim sendo, ao apresentar as futuras mudanças e ilustrar os benefícios para aqueles que adotam a modernização, a Fábrica Têxtil Moderna pode emergir como o novo padrão, criando um cenário vantajoso para todas as partes interessadas.

Designado ‘The Modern Textile Factory: Charting the Impact of a Shifting Textile Supply Chain Landscape’, o relatório foi redigido por Max Easton, Diretor de Inovação Global da Smartex, e está disponível a partir de hoje (aqui). O relatório é resultado de quatro sessões convocadas pela Smartex com a referida equipa de especialistas.

Grupo Smartex

Partilhar