07 março 23
Empresas

Maria Monteiro

Skizo vence Disruption22 com projeto na área do têxtil

A Skizo, startup portuguesa que tem como principal objetivo retirar plástico do oceano para o transformar o mesmo em fio têxtil, é uma das três vencedoras do programa de inovação do Grupo Nabeiro, o Disruption22. O foco passa por contribuir para soluções sustentáveis na indústria têxtil.

Yogan Creamery e Plasblock são as duas outras vencedoras, que se distinguiram, durante os cinco meses do programa, entre as 124 empresas inscritas, onde 70 eram internacionais e 54 nacionais. No que toca à Yogan Creamery, o projeto baseia-se na criação, produção e comercialização de alternativas de origem vegetal, adaptando várias técnicas artesanais, ingredientes sustentáveis e nutritivos, tais como a amêndoa e o caju.

Quanto à Plasblock, o objetivo final é a circularidade, convertendo os desperdícios de várias indústrias em valor e aumentando o desempenho no mercado das paletes de madeira – o que irá permitir um teste à adaptação de sistema com recurso a 100% cápsulas recicladas.

Para Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro, o programa “foi uma experiência intensa, mas igualmente gratificante, para todos os participantes, um espaço onde trabalhámos juntos com as empresas, desafiando-nos mutuamente. É cada vez mais importante correr riscos, sair da zona de conforto e fazer algo diferente, pois somente aqueles aqueles que ousam conhecem o sucesso”, garante o CEO em comunicado.

Partilhar