Bebiana Rocha
A Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã organiza, dia 24 de março, às 9h00, na Fundação António Cupertino de Miranda, no Porto, um Simpósio Luso-Alemão dedicado ao setor têxtil. A iniciativa, focada na apresentação de soluções inovadoras na área da reciclagem, conta com a parceria, entre outras entidades, da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.
O programa abre com a intervenção do diretor executivo da Câmara, Thorsten Kötschau, e inclui um conjunto de apresentações enquadradas nas novas exigências regulamentares em matéria de economia circular, recolha seletiva de resíduos e respetiva reciclagem.
Entre os destaques da manhã estão as intervenções da Agência Portuguesa do Ambiente, com o tema “Reciclagem Têxtil em Portugal: Status-Quo e estratégias para a implementação das diretivas da UE”; da Associação Setorial das Máquinas Têxteis, que abordará “Do resíduo ao recurso: oportunidades e desafios da indústria alemã rumo a uma economia circular no sector têxtil”; e da Associação Portuguesa de Distribuição, com a apresentação “O Papel do Retalho na escolha de têxteis usados e posicionamento relativamente à EPR em Portugal”.
Estão ainda previstos dois painéis sob o mote “Soluções na área da reciclagem têxtil made in Germany”, que contarão com a participação de nove empresas alemãs – Ahlbrandt System, Andritz Küsters, Dienes Apparatebau, Hosokawa Alpine, matterr, Moot Upcycling, Siempelkamp Size Reduction Solutions, Stadler Anlagenbau e Textechno Herbert Stein – que apresentarão serviços e soluções alinhados com as necessidades das empresas nacionais. Esta será também uma oportunidade para potenciar futuras cooperações entre os dois ecossistemas industriais.
A ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal assume a moderação da mesa-redonda “Diretiva da UE sobre a recolha de têxteis usados: contributo da indústria têxtil para soluções circulares, bem como exemplos de inovação e I&D na reciclagem”. Já o CITEVE moderará a sessão “Reciclagem têxtil: que contributo dão os fabricantes alemães de máquinas têxteis neste domínio”.
Da parte da tarde, estão agendadas reuniões B2B pré-marcadas entre as empresas participantes, promovendo um “match” direto entre as necessidades do ecossistema industrial têxtil português – que tem vindo a investir crescentemente em soluções digitais e sustentáveis – e o vasto know-how tecnológico das empresas alemãs nas áreas da reciclagem mecânica e química, triagem inteligente, rastreabilidade digital e automação de processos circulares.
A participação no Simpósio é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória até ao dia 20 de março. O programa completo pode ser consultado aqui.