Ana Rodrigues
O SIMB35 acumulou uma queda de 6,13% em setembro, arrastada pela desvalorização generalizada das ações das empresas de moda cotadas nas bolsas internacionais. Pela primeira vez desde 2022, o índice desceu para um valor abaixo dos 30 mil pontos. É a terceira consecutiva, após recuar 0,26% em julho e 5,17% em agosto.
Deste desaire apenas escaparam a britânica JD Sports e a espanhola Inditex. Foram as exceções. A alemã Zalando registou a queda mais acentuada com uma depreciação de 25,7%, o mesmo tendo acontecido com as britânicas Boohoo e Asos, com quedas de 23,8% e 14,5%, respetivamente. A alemã Esprit registou uma queda de 23,8% e a americana Tapestry de 14,7%.
Gap, Fast Retailing, H&M, Nike, Anta, Adidas, Hugo Boss, Burberry, Kering, Richemont, Prada, Hermès, LVMH, Capri e Dow Jones são outras marcas que registaram quedas no mês de setembro, que nem os grupos de luxo poupou.
Ainda assim, a evolução do euro no mercado cambial beneficiou o SIMB35 em setembro: a taxas de câmbio constantes, o índice teria acentuado a sua queda para 6,39%. O SIMB35 nasceu em setembro de 2011, com base de contribuição de 10 mil pontos.