Bebiana Rocha
A SIBS, empresa de serviços financeiros, tem um novo portal para dar apoio às empresas na transformação das suas práticas de gestão ambiental, social e de governança. Chama-se SIBS ESG e conta já com mais de 300 empresas aderentes.
“Una-se às mais de 300 empresas que já confiam no portal SIBS ESG para acelerar a sua jornada de sustentabilidade”, desafia diretamente o sector têxtil e do vestuário. “Empresas de vários setores e dimensões estão a transformar as suas práticas de gestão ambiental, social e de governação”, continua.
Esta nova plataforma vai permitir às empresas esclarecerem dúvidas, acederem a formações, fazerem um autodiagnostico de avaliação do desempenho ESG e a entidade atribuirá um selo que reconhece as boas práticas, ajudando ainda a aumentarem a sua visibilidade e competitividade.
O processo de adesão inicia-se com a resposta a um formulário, que identificará a empresa. A partir daí serão gerados mais quatro questionários: ESG, Taxonomia, Calculadora de CO2 e Riscos Físicos, para completar a caracterização. “Após a submissão de cada questionário, terá acesso gratuito a relatórios que possibilitarão um auto diagnóstico ESG, quer a partilha de informação com outras entidades”, assegura.
Recorde-se que a SIBS assinou em junho passado um protocolo de cooperação com o IAPMEI no sentido de ajudar as empresas a organizarem e reportarem os seus dados ESG. “Marcadamente pensado para pequenas e médias empresas, o protocolo inclui modelos de reporte simplificados e ações de capacitação que ajudam a avaliar e melhorar a maturidade ESG das empresas. Desta forma, a colaboração entre a SIBS e o IAPMEI sublinha o papel fundamental das empresas na construção de um futuro mais sustentável”, partilhou a instituição à data. Para mais informações consultar o site oficial.