09 setembro 22
Feiras

Bebiana Rocha

showUp: Países Baixos rendem-se à estética portuguesa

Carapau Portuguese Products, Little Nothing by Paula Castro e Marias Paperdolls formaram o trio de empresas portuguesas que marcaram presença na showUp, feira holandesa dedicada a artigos para casa, e que encantaram os compradores daquele importante mercado europeu.

Realizado nos dias 4 e 5 de setembro o balanço da presença na feira divide-se entre um sentimento de retração de mercado e um total fascínio pelo made in Portugal por parte do mercado dos Países Baixos. “Foi a primeira experiência da marca nesta feira e correu muito bem, os clientes eram diferentes das restantes feiras, iam direcionados, sabiam quem éramos e que produtos queriam”, diz Cláudia Oliveira, da Marias Paperdolls.

A marca de bonecas de papel recebeu sobretudo clientes alemães, belgas e dos próprios Países Baixos. “Levámos à showUp bonecas com várias temáticas, sendo que as que tiveram maior impacto foram as da Frida Kahlo e outra relacionada com os direitos LGBT”, acrescenta Cláudia Oliveira.

Face aos resultados das feiras anteriores, a marca fez um direcionamento da sua oferta que se mostrou certeiro, e a par destas duas temáticas, as bonecas com elementos alusivos à cultura portuguesa também tiveram saída: “Tento sempre puxar pelo facto de sermos uma marca portuguesa e, por isso, levámos também bonecas com trajes de Viana do Castelo pintados. São sempre muito bem recebidos pelos padrões e cores”, diz.

Como o próprio nome indica, as bonecas da Marias Paperdolls são feitas em papel, uma forma de dar uma nova vida às sobras de papel. E entre os vários papéis usados, Cláudia Oliveira revela que usa o próprio Jornal T: “É dos meus preferidos para trabalhar o corpo das bonecas, pela sua espessura, exige menos camadas”, partilha. “As bonecas que levei são todas pintadas, mas se gostar de alguma palavra, ilustração ou design também deixo por pintar”, explica.

Numa posição intermédia, a Carapau Portuguesa Products afirma que correu bem, mas não tiveram tantos visitantes quanto esperavam: “vim satisfeita com os contactos feitos, sobretudo com os mercados da Holanda, Bélgica e Alemanha, mas foram poucos”, conta Rita Faria, designer e criadora das peças. Os produtos estrela na mostra da showUp foram mais uma vez o pinguim e o ganso de patas azuis, lançados no final do ano passado.

“A grande parte das nossas vendas é para o mercado estrangeiro, pelo valor e talvez por um aspeto cultural. O norte e centro da Europa são os nossos principais compradores, e recentemente arranjamos um distribuidor no Japão, o que nos coloca também com um pé no mercado asiático”, finaliza Rita Faria.

“Talvez devido à crise energética e à guerra na Ucrânia, nota-se que as pessoas estão a comprar menos, as poucas encomendas que tivemos são pequenas e o número de visitantes também”, partilha por último Paula Castro, representante da marca de joalharia Little Nothing.

A participação das empresas PME portuguesas na showUp é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, tendo um montante de apoio elegível de 6.648.794,78 €, dos quais 3.735.305,80 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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