24 março 25
Marcas

Bebiana Rocha

Shein lidera o mercado da moda global

De acordo a GlobalData, a Shein liderou em 2024 o mercado da moda, superando inclusive marcas como a Nike e a Louis Vuitton. Os dados partilhados mostram a gigante chinesa com uma quota de mercado de 1,53%, um crescimento de 0,24 pontos percentuais, ao contrário da Nike e da Louis Vuitton que caíram 0,11 e 0,03 pontos percentuais, respetivamente.

A liderança é justificada pelos preços ultra-baixos e capacidade de resposta rápida às tendências, apesar de continuar a receber denúncias por ter um modelo de negócio com alto impacto no meio ambiente, na sociedade e na concorrência.

A informação partilhada pela GlobalData mostra ainda uma situação mista no universo do luxo, enquanto a Chanel e a Hermès conseguiram crescer a Gucci sofreu a maior queda do sector. No segmento do desporto também houve quedas, a Nike registou uma descida assinalável no ranking, enquanto a Adidas conseguiu manter.

Estas mexidas refletem um mercado cada vez mais dinâmico, onde a estratégia do preço continua a pesar no crescimento das marcas. Os resultados em detalhe, incluindo do grupo Inditex, podem ser consultados aqui.

Partilhar