Bebiana Rocha
A marca Benedita Formosinho assinala este mês de maio o seu sétimo aniversário com o lançamento de uma nova coleção, a estreia de um novo produto e a abertura de uma loja no centro de Cascais. A inauguração deste novo espaço está marcada para o dia 20 deste mês e será uma oportunidade para os clientes conhecerem em primeira mão a coleção ‘Terra’, que traz uma novidade: o primeiro modelo de sapato da marca.
Este sapato foi desenvolvido com manta alentejana feita à mão, tecida em teares manuais pela Fábrica de Lanifícios Fabricaal, localizada em Reguengos de Monsaraz. A peça resulta da combinação desta matéria-prima tradicional com outros materiais sustentáveis à base de milho e desperdícios de cortiça.
“Fui encontrando o valor intrínseco da intemporalidade na qualidade da naturalidade das matérias-primas, mas também no trabalho das comunidades locais na preservação das técnicas manuais singulares que fazem parte da nossa identidade”, afirma a criadora, em comunicado.
A coleção ‘Terra’ apresenta propostas leves, com formas que se moldam a quem as veste, destacando-se pelo contraste entre materiais, opacidades e texturas. “Unindo a rede de fio de burel ao algodão fino bordado, a blusa Amarílis de mangas abaloadas a três quartos é facilmente conjugada com as calças Beni em sarja de algodão. A malha de manga curta Luna é tricotada com o fio reciclado resultante dos desperdícios têxteis da marca”, exemplifica, destacando o compromisso com a sustentabilidade e a versatilidade das peças.
Linho, cânhamo, algodão orgânico e liocel são alguns dos materiais escolhidos para esta coleção comemorativa dos sete anos da marca. Os tons naturais e suaves – como bege-areia, branco-cru e castanho-terracota – mantêm-se como assinatura estética da criadora.