Bebiana Rocha
As embalagens da Tetrapack são agora recicladas e transformadas em botões, clipes, terminais de cordão, ganchos e outros acessórios pela SEPOL. A empresa de acessórios está a expor hoje e amanhã o resultado desta parceria na feira MOD’Unica, que decorre no pavilhão 1 da Exponor, em Matosinhos.
“Os primeiros produtos ficaram concluídos no final de 2024, é uma parceria ainda recente, que está a ser testada, mas permite chegarmos a artigos 100% reciclados, que podem ser circularmente reutilizados”, explica a empresa ao T Jornal. As embalagens são entregues desfeitas, na forma de um granulado, e depois a SEPOL ‘molda’ essa matéria-prima para o acessório pretendido.
No stand estão também em exposição botões em matérias primas naturais, como cocô, madre pérola, madeira e coroso, e reciclados, derivados de café, resina de arroz ou mapka. A equipa comercial diz que a procura pelos naturais está a aumentar, o que faz com que a oferta também cresça: “temos também opções de strings em algodão orgânico e cânhamo para os clientes”, acrescenta.
A SEPOL só faz esta feira nacional, pelo que considera de extrema importância a continuidade do salão têxtil. “Esperamos que tenha muitas visitas, não devemos deixar acabar, inclusive achamos que este alargamento a outros segmentos é bom, até porque os têxteis-lar são uma grande parte dos nossos potenciais clientes”, conclui.