Bebiana Rocha
A Idepa celebra este ano 60 anos de atividade na produção de etiquetas, fitas e acessórios têxteis personalizados. Ao longo destas seis décadas, a empresa familiar tem mantido o foco na construção de relações de confiança, sustentadas pela qualidade e pela sustentabilidade.
“A Idepa tem vindo a expandir a sua presença em vários setores estratégicos. Desenvolvemos projetos para os segmentos têxtil moda, técnico, automóvel, promocional e de recobrimento de fios elásticos”, destaca Liza Orioli, do departamento de comunicação. “No setor da moda, destacamo-nos pela capacidade de criar amostras exclusivas, garantindo um acompanhamento próximo e especializado. Já nos setores mais técnicos, a nossa força está na gestão de projetos, aliada a um rigoroso controlo dos processos produtivos”, acrescenta.
A empresa tem investido continuamente para estar sempre na vanguarda do setor, adquirindo ao longo dos anos equipamentos de produção modernos e cada vez mais automatizados. Paralelamente, tem apostado numa operação mais limpa e com uma pegada ambiental reduzida, com a instalação de duas centrais fotovoltaicas e uma minicentral hidroelétrica. “Atualmente, cerca de 40% da energia que consumimos provém de fontes renováveis, e temos como meta alcançar 60% dentro de dois anos”, revela a responsável.
No âmbito da sustentabilidade, a Idepa também tem investido na circularidade e reutilização dos desperdícios têxteis, desenvolvendo projetos em parceria com universidades e centros de investigação e desenvolvimento. As parcerias estratégicas são um pilar fundamental para a empresa de São João da Madeira, que exporta cerca de 60% da sua produção.
As comemorações do 60.º aniversário terão início nestes meses de verão, envolvendo os colaboradores. Para o público, a Idepa já tem vindo a partilhar de forma regular, e através das redes sociais, o seu dia a dia e expertise, dando a conhecer todos os processos que ocorrem dentro da empresa.