07 novembro 22
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

SÊIN: sustentabilidade em português a partir da Áustria

“Para mim, a maneira mais sustentável e ecológica de produzir roupa nova é criá-la a partir de materiais existentes”. Foi a partir deste pressuposto que a criadora e designer portuguesa Inês Silva se lançou na aventura de criar uma marca, a SÊIN, a partir da cidade onde vive: Linz, na Áustria.

Foi, deste modo que, com muita investigação e experiência, que se focou na reutilização de toalhas e na sua transformação em peças únicas de moda. A SÊIN nasceu oficialmente em março de 2018, “apesar de o interesse por moda sustentável e desperdício zero ter começado muito mais cedo”, revela Inês Silva em conversa com o T Jornal.

Foi com uma compra de uma toalha vintage numa feira em segunda mão – “que achei demasiado bonita para ser só uma toalha” – que lhe surgiu a ideia de a transformar num vestido – é a sua peça favorita, que deu origem à viagem.

A partir daí a designer começou a receber pedidos para transformar toalhas em peças de roupa. Consciente de que a indústria têxtil é o terceiro sector mais poluente do mundo, Inês Silva quis que a sua marca tivesse “peças com um impacto mínimo no meio ambiente”. Assim, a SÊIN “cria uma nova etapa para estas toalhas em que o prazo de vida acabava nos armazéns, por não serem propriamente um produto apelativo”.

Feitas à mão, as coleções utilizam a técnica do patchwork para criar novas peças de roupa com os pedaços das diferentes toalhas e jersey de qualidade, resultado em peças originais, exclusivas e irrepetíveis. A marca “tem crescido passo a passo, atrás da marca sou apenas uma pessoa e todo o trabalho é desenvolvido por mim”.

Com o foco contínuo na reutilização de toalhas, a coleção ‘Sein3’ foi lançada em setembro e é a primeira 100% feita de desperdício têxtil. É constituída por casacos e vestidos e, como é habitual, aposta na sustentabilidade, no conforto e na funcionalidade: o número 3 no nome da coleção refere-se aos três R’s: Reutilizar, Reduzir e Reciclar. Cada produto é irrepetível e possui etiqueta numerada que reconhece que é uma peça única de uma coleção única.

Disponível na Mawasi, uma loja perto de Linz – cidade onde Inês habita há nove anos – os produtos SÊIN estão também disponíveis na loja online e já estiveram presentes em diversas feiras em Viena, Graz e Linz.

Partilhar