T
O secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, concedeu uma longa entrevista que servirá para assinalar a edição número 75 do T Jornal, que por sua vez assinala a edição número 60 do MODTISSIMO. Responsável pela gestão dos fundos estruturais, a Secretaria de Estado é central no desenvolvimento da indústria.
“A ambição do Portugal 2030 é manter as empresas e a sua internacionalização”, refere Eduardo Pinheiro, dando conta das principais metas do novo quadro comunitário de apoio ao desenvolvimento – que se afigura como um importante instrumento nesta fase de novos desafios.
Com o aumento da inflação – decorrente dos novos preços da energia e das matérias-primas – a exercer um forte impacto sobre a atividade industrial e comercial do sector, o secretário de Estado traça em detalhe os pormenores do que será o contributo do Plano de Recuperação e Resiliência para ultrapassar mais uma crise que se avizinha.
Eduardo Pinheiro faz ainda um sumário do que de mais importante foi realizado pelo Portugal 2020, ao mesmo tempo que desenvolve as grandes linhas de força do Portugal 2030. Reconhecendo a importância do sector têxtil numa área tão significativa para o futuro como é a transição energética, o secretário de Estado do Planeamento deixa a mensagem de que a economia portuguesa, que ultrapassou com distinção a pandemia, está preparada para mais um embate global – mesmo que as suas repercussões não estejam totalmente definidas.