Bebiana Rocha
As empresas portuguesas a expor na Première Vision Paris receberam esta manhã a visita do Secretário de Estado da Economia. João Rui Ferreira esteve de passagem pelos stands de onde saiu com uma visão positiva sobre a feira. As empresas disseram estar a correr melhor do que as expectativas, embora haja ecos do sucesso da feira italiana Milano Unica.
Nas diferentes interações foi-se falando no level playing field e na importância de criar uma concorrência mais leal que não coloque em causa a competitividade da indústria europeia, a importância de as empresas continuarem a investir nas feiras e no peso que os esforços de internacionalização têm no orçamento, sendo necessário manter os apoios do Estado.
Outro dos temas falados foram: o apoio ao cluster da defesa, os sectores estratégicos, do qual a ITV faz parte, têm de ter uma percentagem de compras europeias, o impacto que as restrições dos Estados Unidos podem ter nas empresas nacionais – vão haver desvios de tráfego para a Europa e o excesso de capacidade asiática vai ter impacto no mercado europeu, devendo ser exigida reciprocidade ao mercado chinês para evitar desequilíbrios.
Por fim, as empresas fizeram referência à importância do conhecimento técnico e do know-how que temos em Portugal. Expertise essa que temos de conseguir manter, nomeadamente permitindo que um reformado consiga dar formação, algo que a legislação atual não permite. A sustentabilidade como motivo de diferenciação fechou o tema de conversa, embora ainda seja claro o peso do preço para a concretização das compras.