17 Janeiro 2018
Moda

T

scar.id store tem pré-venda de Ana Segurado

A nova colecção primavera/verão da criadora Ana Segurado vai ter pré-venda exclusiva na loja scar.id store, na Rua do Rosário, no Porto, até 31 de Janeiro. “Trata-se de uma linha que aposta exclusivamente em materiais cruelty-free e orgânicos, com base na filosofia slow e ethical fashion da marca”, explica a própria marca.

Embora seja uma tendência crescente, ainda são poucos criadores portugueses a apostar integralmente em vertentes eco, slow, sem crueldade animal, vegan ou ethical/ faire.

Especificamente são utilizadas nesta colecção a seda ahimsa – um termo sânscrito que significa “não violência”. “No contexto da produção de fibras de seda, “Ahimsa” refere-se ao tratamento ético dos bichos-da-seda. Em vez de ferver o casulo de seda ou perfurá-lo para libertar a fibra antes da borboleta emergir, matando-a no processo, “Ahimsa” ou Seda Pacifica é extraída apenas após a metamorfose e saída da borboleta do casulo. Isto permite que a lagarta complete ilesa todo o seu ciclo de vida”, diz a criadora.

Mas também algodão orgânico oriundo dos Estados Unidos, mais concretamente do noroeste do Texas. “As plantações de algodão orgânico utilizam métodos e materiais que têm um baixo impacto sobre o meio ambiente, sem o uso de pesticidas tóxicos e persistentes e fertilizantes sintéticos. As plantações de algodão orgânico dos EUA obrigatoriamente devem corresponder aos requisitos impostos pelo Programa Nacional Orgânico (NOP), do USDA. Além disso, as regulamentações federais proíbem o uso de sementes geneticamente modificadas para a agricultura orgânica”, acrescenta Ana Segurado.

Natural de Beja, Ana Segurado desde cedo se interessou pela moda quando ajudava a avó a desenrolar os novelos de lã para as malhas tricotadas, e passava horas com ela, junto da antiga Singer enquanto costurava com uma habilidade perfeita. Em 2010 ingressa no curso de Design de Moda no Centro Profissional da Indústria Têxtil – Modatex – Porto. Em Fevereiro de 2012 ganhou o 1.º prémio no concurso Jovens Criadores na 42.ª edição do Modtíssimo. Em Outubro de 2012 participou na 31.ª edição do Portugal Fashion-Espaço Bloom.

Partilhar