04 fevereiro 26
Feiras

Bebiana Rocha

Savoir-faire com inovação: Fitecom afirma-se no universo das lãs

O segundo dia de Première Vision Paris está quase a terminar, e a Fitecom relata um arranque de feira com stand cheio, mesmo após ter recebido clientes nas feiras anteriores. A coleção está a ser bem recebida e reflete o tema desta edição: o Savoir-faire.

João Carvalho, CEO, afirma ao T Jornal que a empresa da Covilhã conseguiu, ao longo dos anos, manter-se atualizada, relevante e adequada ao mercado, preservando ao mesmo tempo um “conhecimento ancestral”. Para si isso é o verdadeiro saber-fazer.

Esta combinação de técnica e criatividade das equipas para desenvolver novas estruturas tem contribuído para o reconhecimento da Fitecom no universo das lãs a nível mundial e isso é bem visível nesta edição do certame.

Como afirma o administrador: “As lãs, e misturas de lãs com outras fibras, são aquilo que sabemos fazer verdadeiramente bem”. Apesar do sucesso da feira, João Carvalho nota que esta se apresenta “encolhida em relação àquilo que era”.

Referir ainda que a Fitecom possui um laboratório certificado pela DuPont, onde os produtos são controlados desde a matéria-prima até ao produto final. Além disso, está licenciada pela The Woolmark Company para comercializar produtos Woolmark e Woolmark Blend.

Já no domínio da sustentabilidade, acrescentar que, a empresa tem investido fortemente em energia solar e termina ainda este ano o investimento na ETAR, no âmbito do projeto GIATEX, com o objetivo de otimizar o uso da água, o que também justifica a associação do made in Portugal ao conceito ‘Living Sustain’, mote lançado pela própria organização da feira.

Antes de expor na cidade-luz, a Fitecom já marcou presença em outras feiras internacionais, como SODAC, Munich Fabric Start, Milano Unica, The London Textile Fair e Preco Paris, onde apresentou as novidades para a coleção Primavera-Verão 2027.

Partilhar