T
Será em Hamburgo, na FESPA 2017, que a S. Roque vai apresentar a ROQ Hybrid, uma impressora digital para têxtil que foi desenhada para trabalhar em conjunto com uma máquina automática de estamparia.
“Vamos estrear na feira a nossa nova máquina, mas levaremos também todas as nossas soluções de impressão. A ROQ Hybrid foi desenhada para trabalhar em conjunto com uma máquina automática de estamparia”, avança uma nota da empresa, explicando que “isto permite ao estampador tirar o melhor partido tanto da estamparia digital como da estamparia a quadro conseguindo ainda misturar as duas técnicas”.
Numa altura que o mundo têxtil debate a substituição das tecnologia tradicionais de estamparia pelas da estamparia digital, a empresa de Famalicão avança, mais uma vez, com uma solução funcional e inovadora e, sobretudo, focada nas necessidades da produção. “Não é fácil o digital fazer tudo o que faz o serigráfico, por isso optamos por desenvolver uma máquina híbrida que oferece aos fabricantes uma solução integrada onde o digital faz o que o serigráfico não consegue e vice-versa”, explica Manuel Sá, o CEO da empresa e mentor das soluções industriais que em 30 anos fizeram da S. Roque a líder mundial das máquinas de estamparia têxtil.
Na feira de Hamburgo, que decorre entre 8 e 12 de Maio, a nova máquina vai estar a trabalhar em conjunto com a ROQprint ECO com 18 paletes e 10 cabeças de impressão, que irá estrear a nova automação. “Vamos ser capazes de demonstrar a forma como é possível ter o melhor dos dois mundos, a impressão digital e a estamparia a quadro”, garante a empresa que aposta também noutras novidades para levar à importante feira alemã.
“Sendo esta a maior feira do ano fazemos questão de ter o melhor stande do ano”, reforça a S. Roque, acrescentado que terá também em Hamburgo uma Oval Evolution com 20 paletes e 10 cabeças de impressão com novidades tecnológics. “Teremos a oportunidade de mostrar os nossos, ROQpress Foil, ROQpress Iron, ROQ Flock, ROQ Asp e ROQ cool. ROQpress Foil aplica foil, o ROQpress Iron melhora a textura dos têxteis a estampar, ROQ Flock aplica floco, ROQ Asp aspira o excesso de floco, o ROQ Cool baixa a temperatura da palete”, informa a nota da empresa, concluindo tratar-se de “todas as ferramentas que possibilitam fazer verdadeiras obras de arte na estamparia automática de quadro”.
No campo das novidades, os visitantes da FESPA 2017 vão ainda poder também ver a trabalhar a nova Computer to Screen, uma máquina sobre a qual a S. Roque “não quer revelar ainda muitos detalhes para não estragar a surpresa”.
Com uma facturação que no último ano ultrapassou os 40 milhões de euros, a empresa que nasceu há pouco mais de 30 anos como um pequena oficina é hoje uma das líderes mundiais em soluções de estamparia e embalamento, com máquinas que exporta para mais de 40 países e de todos os continentes. As instalações fabris, em Oliveira Santa Maria, no concelho de Vila Nova de Famalicão, ocupam já cerca de 40 mil metros quadrados, empregando mais de 400 pessoas.