13 fevereiro 23
Economia circular

Ana Rodrigues

RRRCiclo transformou mais de 20 toneladas de vestuário

O município de Guimarães distribui bens feitos a partir de 25 mil resíduos de máscaras cirúrgicas e de 20 toneladas de materiais têxteis pós-consumo. A iniciativa é da responsabilidade do município de Guimarães e do Laboratório da Paisagem e surge integrada na estratégia de Economia Circular RRRCiclo.

Um total de cinco mil cabides, dois mil suportes de telemóvel, 140 mantas e 800 sacos vão ser distribuídos no sentido de apoiar abrigos animais e diferentes associações de comerciantes locais, assim como instituições de ensino. No caso das instituições de ensino, vão ser distribuídos dois mil suportes de telemóvel, com objetivo de premiar os alunos que mais contribuíram para a separação seletiva de máscaras no projeto iniciado em 2021 ‘Recolher e Valorizar’.

Serão ainda colocados quatro contentores para resíduos têxteis nas escolas secundárias, de forma a continuar a promoção da recolha seletiva destes resíduos, possibilitando a sua valorização. Esta iniciativa alinha-se com a colaboração que já tem em curso com o Laboratório da Paisagem – o centro de investigação e educação ambiental, parceiro do município –, um projeto de mapeamento dos resíduos têxteis no concelho, que pretende servir de base para o início de um processo de recolha seletiva.

Partilhar