Bebiana Rocha
A Rosários 4, empresa especializada no fabrico e tingimento de fios para tricot, crochet e arraiolos, integra a rede de empresas aderentes à iniciativa Portugal Sou Eu. Isolda Rosário, CEO da empresa, acredita que “a união faz a força” e recomenda a outras empresas que se juntem à iniciativa. “A identificação da origem é uma mais-valia e pode ser um fator decisivo na abordagem a mercados internacionais”, afirma, em declarações ao T Jornal.
“É importante criar memória da produção portuguesa”, sublinha, apontando como principais benefícios da adesão a afirmação do produto, o apoio à produção nacional e a valorização da indústria portuguesa.
Lançado em 2012 pelo Governo português, o programa Portugal Sou Eu tem como objetivos dinamizar a competitividade das empresas nacionais, promover o equilíbrio da balança comercial e combater o desemprego. Atualmente, conta com mais de 4.500 empresas registadas e mais de 20 mil produtos classificados com o selo Portugal Sou Eu, representando, em conjunto, um volume de negócios superior a 12 mil milhões de euros.
“A grande vantagem de ser uma empresa aderente ao Portugal Sou Eu é, desde logo, a possibilidade de identificar os seus produtos e serviços como portugueses, com o selo da iniciativa. Paralelamente, as empresas podem explorar esse posicionamento na sua comunicação e participar nos vários eventos e ações promovidos pelo programa”, destaca o Órgão de Gestão, composto pela AEP, AIP, CAP e IAPMEI.
Em declarações ao T Jornal, acrescenta ainda: “Acima de tudo, não nos podemos esquecer de que consumir produtos portugueses pode ter um impacto significativo na nossa economia — reduzindo, por exemplo, as importações — e pode também funcionar como um instrumento potenciador das exportações.”
“A marca Portugal tem notoriedade suficiente para ser uma mais-valia quando falamos de exportações. Portugal tem reputação de produzir bem e com qualidade em vários setores de atividade”, incluindo, naturalmente, o setor têxtil e vestuário. Até julho, a iniciativa estará a promover uma campanha de adesão ativa a novas empresas.