14 outubro 25
Inovação

Bebiana Rocha

Roaches apresenta ‘Sentire’: uma revolução na avaliação do toque dos tecidos

A Roaches marcou presença na The Textile Institute World Conference com a apresentação da solução Sentire, um sistema inovador que permite comparar amostras de tecido de forma objetiva e consistente, resolvendo um problema antigo da indústria têxtil: a subjetividade do toque. Até agora, a avaliação do toque de um tecido era feita sobretudo pela perceção humana, o que contribui para desperdícios significativos.

Estima-se que cerca de 3 toneladas de tecidos por dia sejam rejeitadas na fase de amostras pelos compradores devido à sensação ao toque, traduzindo-se num custo anual de 3,2 milhões de dólares, suportado pelos fabricantes de margens reduzidas.

O Sentire permite não apenas comparar duas amostras de forma objetiva, como também compreender o “ADN” de cada tecido e imortalizar amostras num catálogo digital, garantindo consistência ao longo da cadeia de fornecimento, mesmo quando os materiais não provêm do mesmo local.

A máquina, desenvolvida por especialistas da Universidade de Leeds, mede sete índices associados à perceção humana do toque: probabilidade de enrugar quando dobrado, resistência à flexão, facilidade de deformação elástica quando comprimido no plano do tecido, resistência a alterações estruturais quando amassado, capacidade de alongar sob tensão, resistência ao comprimir a espessura do tecido e irregularidade da sensação ao passar a mão sobre a superfície.

Além de fornecer dados objetivos, o Sentire pretende estabelecer uma nova linguagem e standards de qualidade na indústria, ajudando marcas e fabricantes a tomar decisões mais acertadas. Ao criar standards específicos de teste, esta ferramenta pode reduzir desperdícios, educar a supply chain e simplificar o trabalho das empresas ao longo da cadeia de produção.

Partilhar