Maria Monteiro
Consciente da importância da neutralidade carbónica até 2045, a Riopele esteve presente no Innovation Forum em Guimarães para apresentar os seus compromissos de sustentabilidade e para dar a conhecer os seus produtos inovadores, alinhados com a descarbonização da indústria.
No fórum, José Teixeira, CEO da empresa, falou sobre os principais insights da organização que dirige: “partilhámos os nossos compromissos, o nosso caminho para a neutralidade carbónica, onde estávamos em 2021, onde estamos em 2023 e onde estaremos em 2027, ano do nosso centenário”, disse ao T Jornal. Um dos exemplos do compromisso da Riopele com a sustentabilidade é “o papel da caldeira de biomassa, que instalámos no cumprimento dessa estratégia e a pertinência económica deste projeto”, afirmou.
Satisfeito com o balanço do encontro, José Teixeira disse ainda que “o principal interesse foi a troca de experiências e projetos entre sectores distintos, fugindo da caixa de cada sector, no nosso caso o têxtil”. “A continuidade será a concretização do nosso plano estratégico que nos leva até 2027. Preparando-nos para mais 100 anos”.
O Innovation Forum é uma iniciativa do PIEP – Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros, do centro de Tecnologia e Inovação da Universidade do Minho, que contou com o apoio do município de Guimarães e que pretende criar um hub de inovação que permita facilitar e promover sinergias entre a academia, a indústria e o sector público, num debate orientado para o futuro coletivo.