30 setembro 25
Empresas

Bebiana Rocha

Riopele investiu 51,5 milhões em sustentabilidade e inovação até 2024

A Riopele investiu 51,5 milhões de euros entre 2012 e 2024 em descarbonização, gestão da água, digitalização e soluções têxteis sustentáveis. O valor foi divulgado no relatório Facts & Figures 2024, que reúne todos os avanços da empresa na área da sustentabilidade.

Destaque no documento para o novo projeto de instalação de painéis fotovoltaicos no telhado, que está prestes a ser concluído, com cerca de 5.200 painéis solares e uma capacidade instalada de 3 MWp. Com a conclusão deste investimento, a Riopele passa a ter o maior parque fotovoltaico da Península Ibérica e um dos dez maiores da Europa.

Encontra-se também em fase final a Academia Riopele, concebida para oferecer formação a mais de 1.000 colaboradores. Entre outros números de destaque, 54% da água utilizada no processo produtivo já é reciclada e 67% da energia consumida provém de fontes renováveis.

O relatório revela ainda que a faturação da empresa atingiu em 2024 um volume de negócios recorde de 98 milhões de euros, refletindo um crescimento de 24% nos últimos cinco anos. Em investigação e desenvolvimento, a Riopele conta atualmente com mais de 100 profissionais dedicados à inovação.

Entre os projetos em andamento destacam-se o R People +, uma ferramenta que potencia a gestão de pessoas, incluindo avaliação de desempenho, gestão de carreiras e retenção de talento; o R KPI +, orientado para o desenvolvimento de novos procedimentos e ferramentas que potenciem o acompanhamento das operações; e o R Mind +, focado na implementação de técnicas inovadoras no processamento e análise de grandes volumes de dados do sistema central, sobretudo na criação de algoritmos preditivos.

Partilhar