Bebiana Rocha
Imagem: Compete 2030
A Riopele foi destacada numa notícia dedicada aos 50 anos da Zara, publicada pelo jornal espanhol El País. José Alexandre Oliveira, presidente da empresa, falou sobre a parceria que mantém há décadas com a marca espanhola, sublinhando uma relação assente na inovação e na agilidade.
A publicação descreve a Riopele como uma “prestigiada empresa portuguesa” e “fornecedora local, com foco em produtos de qualidade”, enaltecendo o seu papel estratégico no ecossistema de produção da Zara.
“Conheci Amancio Ortega no final de 1980, que explicou-me os princípios gerais do que pretendia fazer. Eu tinha 30 anos, ele 50. Somos parceiros desde então”, recorda, José Alexandre Oliveira. O líder da empresa com sede em Pousada de Saramagos admite que Ortega ensinou-lhe tudo e mudou a forma como a indústria funcionava.
“Tinha uma nova mentalidade. Era rápido e ágil, exigia de nós uma capacidade de resposta imediata para chegarmos ao mercado rapidamente. Podia pedir 40 mil metros de tecidos e, poucas horas depois, mais 60 mil, e horas depois 80 mil. Precisávamos de ter pensado nisso ontem, porque ia pedir hoje para entregar amanhã”, relata.
Para José Alexandre Oliveira, a transformação da Zara numa escola de processos bem organizados e o seu sucesso resultam de três fatores: a capacidade de Ortega de definir um objetivo claro, tornar a moda acessível à maioria e a mudança na cultura de loja.
A entrevista ao El País termina com uma mensagem simbólica: os clientes querem “peixe fresco”, reforçando a importância de apresentar novidades consecutivamente – um dos segredos do sucesso contínuo da Zara ao longo destas cinco décadas.