19 novembro 25
Empresas

Bebiana Rocha

Riopele destacada por boas práticas em publicação internacional

A Riopele foi destacada na publicação Inside Sustainability, uma revista digital B2B que tem como missão promover práticas empresariais sustentáveis em todo o mundo. Na edição publicada esta manhã, ficamos a conhecer a jornada sustentável da empresa portuguesa, desde a fibra até ao têxtil. Esta menção coloca mais uma vez Portugal em evidência internacional pelas melhores razões: sustentabilidade e know-how acumulado.

A entrevista foi concedida por José Teixeira, CEO, e Francisca Oliveira, Business Developer Manager, que também destacaram o centenário da empresa, a celebrar em 2027.

O texto começa pela apresentação das metas ambiciosas traçadas para contribuir para uma indústria têxtil e vestuário mais responsável. “Mais de 75% da nossa produção já utiliza materiais reciclados ou naturais. Esperamos atingir mais de 80% ainda este ano”, lê-se na publicação.

A reportagem exemplifica ainda os esforços da empresa, como o investimento em energia solar, as campanhas de poupança de água que resultaram num reaproveitamento de cerca de 54% da água utilizada, e numa redução das necessidades hídricas em 40% nos últimos seis anos.

Houve também espaço para mencionar a procura por fibras alternativas, a redução do uso de químicos e o cuidado com as pessoas. “A nossa visão é assegurar que as pessoas, o planeta e o progresso avancem juntos, como parte da estratégia de longo prazo da empresa”, afirma Francisca Oliveira.

As competências internas são outro ponto fulcral para a Riopele, que anunciou a criação da sua Academia Riopele, partilhou os números dos programas de formação e concluiu que “cada talento individual dos colaboradores é o que torna a empresa tão especial”.

Enquadra-se ainda que a Riopele é uma das poucas empresas têxteis verticais que se mantiveram ao longo dos anos. Este centenário é, assim, uma oportunidade para refletir sobre o percurso alcançado e vislumbrar o potencial do futuro, diz Francisca Oliveira.

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