Bebiana Rocha
Imagem: Rieter
A Rieter deu um passo decisivo para consolidar a sua liderança global, com a aquisição da empresa Barmag, pertencente ao grupo Oerlikon, por 762 milhões de euros. A operação inclui ainda as unidades Oerlikon Neumag e Oerlikon Nonwoven, numa estratégia que visa reforçar a presença da Rieter nas tecnologias de fibras sintéticas e expandir a sua influência nos mercados da Ásia-Pacífico.
Reconhecida como fornecedora de referência de sistemas de fiação de filamentos para produção de fibras sintéticas, máquinas de texturização, sistemas BCF1 (Outdoor Thermal Stress Suppression Potential), soluções de fiação de fibras curtas e tecnologias não tecidas, a Barmag registou em 2024 vendas de 734 milhões de francos suíços – o equivalente a cerca de 785 milhões de euros. Os principais mercados incluem países estratégicos como a China, Turquia, Índia e Estados Unidos, e as suas unidades produtivas estão localizadas na Alemanha e na China.
Com esta aquisição, a Rieter complementa a sua oferta atual de equipamentos para a produção de fibras curtas com um portefólio robusto voltado para as fibras sintéticas, respondendo assim às tendências de crescimento do consumo global deste tipo de fibras. “Temos orgulho de receber a Oerlikon Barmag, a Oerlikon Neumag e a Oerlikon Nonwoven na Rieter”, afirma Thomas Oetterli, CEO da Rieter.