Bebiana Rocha
Ricardo Silva, CEO da Tintex Textiles, foi eleito esta tarde Presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, durante a Assembleia Geral dos novos órgãos sociais para o triénio 2025-2027, realizada na sede da associação em Vila Nova de Famalicão.
“Esta Associação tem o dever, o know-how e a força para ser um verdadeiro suporte para os empresários e empresas que representa”, afirma o novo Presidente. “Queremos que a ATP ofereça um serviço diferenciado e importante para o seu dia a dia”, acrescenta, sublinhando a missão de tornar a associação cada vez mais relevante para os associados.
A nova direção pretende acompanhar cada empresa num percurso personalizado de aumento de valor acrescentado, potenciando simultaneamente a competitividade do setor através do efeito de rede setorial. “Não devemos trabalhar da mesma forma para todos, devemos personalizar”, explica Ricardo Silva. “Somos assessores das empresas e o nosso papel é ajudar a gerar maior valor acrescentado para elas.”
“O mundo atual é marcado pela incerteza, volatilidade e dúvida constantes, e mais do que nunca a ATP assume um papel de suporte e confiança para o setor”, sublinha o Presidente. “Somos uma rede num setor e, enquanto setor, somos mais fortes juntos”, reforça, destacando também a importância da moda: “A moda é importante. Há um fator competitivo na moda que temos de abraçar”.
Para o líder, a geração de valor para os associados passa por fornecer informação atualizada e relevante para decisões mais ponderadas, exercer influência concreta nos órgãos de decisão e criar mecanismos de fomento ao negócio e de networking internacional. “Quero que a ATP seja um centro de inteligência”, afirma, acrescentando que é essencial “ter uma voz ativa” e “ser um promotor internacional da ITV”. “Com digitalização e um produto sexy conseguiremos um posicionamento de referência mundial”, acrescenta.
Ricardo Silva sublinha ainda a necessidade de reforçar o envolvimento interno e o crescimento da associação: “Somos 600 associados, mas podíamos ser muitos mais. Quis ter um conjunto de colegas de várias áreas da indústria, que mostre transversalidade também para dinamizar o posicionamento da ITV portuguesa”.
Presidente | Ricardo Silva (Tintex Textiles)
Vice-Presidentes | Mário Jorge Machado (Adalberto Textile Solutions), Paulo Melo (Somelos), Vítor Fernandes (TMG Textiles)
Vogais | Hélder Gonçalves (Spring), Noel Ferreira (A.Ferreira & Filhos), Ricardo Figueiredo (Impetus), José Cardoso (O Segredo do Mar), Catarina Cardoso (Carmafil), João Almeida (JF Almeida), Carlos Neves (Trimalhas), Francisca Oliveira (Riopele)
Suplentes | Alexandra Oliveira (J.S.B Oliveira & Oliveira), Ricardo Faria (Dune Bleue)
Presidente | Eduardo Moura e Sá (Idepa)
Vice-Presidente | Alexandra Araújo (LMA)
Secretário | José Loureiro (Fábrica de Malhas Reistex)
Suplentes | António Falcão (Fitexar) e Stéphane Picciotto (Confetil)
Presidente | José Guimarães (Fortiustex)
Vogais | Jorge Pereira (Lipaco), Paulo Santos (Primma)
Suplentes | Samuel Costa (Malhas Sonix), Pedro Alves Pereira (Alves Pereira Tapeçarias)