09 outubro 25
Eventos

Bebiana Rocha
Imagem: Mastershot

Ricardo Silva defende colaboração como motor de avanço

A colaboração foi a palavra-chave deixada por Ricardo Silva, Presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, na sua intervenção no primeiro dia da The Textile Institute World Conference, que decorreu no Hotel Porto Palácio .

A mensagem do dirigente marcou o tom das apresentações seguintes e estendeu-se mesmo ao segundo dia do evento: “a colaboração é essencial”. Uma afirmação que, segundo Ricardo Silva, se liga diretamente à missão da ATP, cuja força reside na capacidade de agregar toda a fileira têxtil e vestuário e de ligar os vários pontos do setor, permitindo que as empresas cheguem mais rapidamente ao mercado.

“A cooperação é o que nos leva para a frente. Não temos tempo nem dinheiro infinito para começar tudo”, afirmou, sublinhando a importância de unir esforços e partilhar conhecimento. Ricardo Silva destacou ainda o exemplo de cooperação estabelecido com o anterior Presidente, Mário Jorge Machado, e a forma como empresas concorrentes (Tintex e a Adalberto Textile Solutions) têm conseguido encontrar pontos comuns para avançarem em conjunto, de modo mais rápido e rentável.

Durante o seu discurso, Ricardo Silva reforçou que a ATP desempenha um papel determinante ao potenciar a cocriação e ao incentivar as empresas a saírem da rotina, apostando em novas tecnologias e processos de inovação.

“A colaboração é a chave para o futuro, sobretudo nos próximos tempos em que não sabemos o que vem a seguir”, afirmou, defendendo que o setor deve manter uma estratégia clara e partilhada, e lembrando uma vez mais que a ATP pensa o setor como um todo.

Ricardo Silva encerrou a sua intervenção com uma nota de confiança e de visão: temos de continuar a fazer aquilo em que somos bons, a especializarmo-nos mais e a adaptar-nos continuamente, para melhor encarar o futuro.

Partilhar