30 setembro 19
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Revista Embassy salienta crescimento da ITV nacional

Uma atividade moderna, tecnologicamente avançada e em busca da sustentabilidade. Em traços gerais, é assim que a revista Embassy carateriza, na sua edição de julho, a indústria têxtil e do vestuário nacional.

Num extenso artigo que pretende ser uma radiografia aprofundada do setor, a revista salienta não só o peso da ITV no ecossistema económico do país (3% do PIB e 10% das exportações), mas também a importância social da muito pulverizada rede de pequenas e médias empresas (95% do total) que constituem a generalidade do setor.

O texto – sustentado por uma entrevista a Paulo Vaz, diretor-geral da Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal (ATP), salienta “a notável recuperação [da indústria] na última década”, tendo como causa, em boa parte, o dinamismo a que o setor conseguiu ascender: “a cada ano, mais de 400 empresas portuguesas participam em 85 feira em 35 países”.

“A indústria têxtil portuguesa tem tradição, know-how acumulado, e está próxima dos seus principais mercados. Conta com empresas flexíveis e modernas, que recorreram ao avançado sistema científico e tecnológico da região, constituído por universidades e centros tecnológicos como a Universidade do Minho e o CITEVE”, salienta a Embassy, oriunda do Brasil e dedicada à divulgação de temas importantes para o comércio externo do país.

O texto finaliza com a exposição das principais apostas da ITV nacional, que se consubstanciam na “aposta na sustentabilidade, da qual o setor quer ser um dos líderes globais, e aprofundar a adesão à economia digital, sem perder o foco na qualificação dos quadros, na melhoria contínua da imagem nacional e internacional”.

A revista pode ser lida aqui.

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