T
No âmbito do projeto RESOTEX – Repensar o Sector Têxtil e a Moda Sustentável, que conta com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal como membro do consórcio, foi lançado um inquérito destinado às empresas têxteis e de vestuário. Este inquérito tem como objetivo identificar e classificar os materiais sustentáveis que estão a ser utilizados na Península Ibérica, contribuindo assim para a promoção de práticas que reforcem a circularidade e minimizem o impacto ambiental. O estudo, que irá recolher dados de diversos segmentos do sector, pretende apoiar a definição de estratégias inovadoras que incentivem o aprovisionamento local e fortaleçam as cadeias de valor da indústria têxtil ibérica.
O projeto RESOTEX, financiada pelo Programa INTERREG, visa fomentar o empreendedorismo e a diversificação económica em territórios transfronteiriços, valorizando o sector têxtil com um forte foco na sustentabilidade e na economia circular. Entre as suas ações destacam-se a realização de um diagnóstico do sector e a implementação de centros transfronteiriços, além da elaboração de um plano de investigação sobre os materiais sustentáveis disponíveis localmente. Liderado pela província espanhola de Cáceres, o projeto conta com a colaboração de 13 entidades do sector têxtil e moda da Península Ibérica, desempenhando um papel fundamental na transferência de conhecimento e know-how para a região espanhola da Extremadura e para as regiões Norte e Centro de Portugal.
As empresas interessadas em contribuir para o estudo de materiais sustentáveis na indústria têxtil transfronteiriça podem aceder ao inquérito através deste link. O preenchimento deste questionário demora aproximadamente 10 a 15 minutos e a participação é assegurada sob rigorosas normas de confidencialidade, com os dados a serem utilizados exclusivamente para os fins deste estudo. A colaboração de todos é essencial para impulsionar a sustentabilidade e a circularidade na indústria têxtil e vestuário, em conformidade com os novos quadros regulatórios da UE, no contexto do Pacto Ecológico Europeu.