T
Esta edição da Feira Internacional de Artesanato, Design e outras Artes anuncia como novidade, entre várias, um espaço dedicado ao RESOTEX – Repensar o Setor Têxtil e a Moda Sustentável, um projeto transfronteiriço Espanha-Portugal cujo consórcio integra o Município da Covilhã e também a ATP, entre um total de 14 entidades.
A cidade da Covilhã prepara-se para acolher a 3.ª edição da FIADA – Feira Internacional de Artesanato, Design e outras Artes, que terá lugar no Jardim das Artes entre os dias 5 e 8 de setembro. Criada no âmbito da Covilhã enquanto Cidade Criativa da UNESCO em Design, esta feira tem como objetivo “promover e preservar o artesanato, dando a conhecer os artesãos nacionais e destacando a importância do design na conceção, criação e comercialização dos seus produtos”, sublinha a Câmara Municipal da Covilhã, entidade organizadora da FIADA, no email-convite para esta edição endereçado aos seus parceiros no projeto RESOTEX.
Este evento, que se tem afirmado como um ponto de encontro essencial para artesãos e designers, congrega nesta edição mais de 40 artesãos certificados de todo o país e representantes de várias Cidades Criativas do Artesanato e das Artes Populares reconhecidas pela UNESCO em território nacional, como Barcelos, Caldas da Rainha e Castelo Branco. Durante quatro dias, os visitantes terão a oportunidade de participar em oficinas, assistir a concertos e explorar exposições que cruzam a arte, o design, a tradição e a inovação (pode consultar o programa aqui).
Este ano, uma das novidades da FIADA é o espaço dedicado ao RESOTEX, um projeto financiado pelo Programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027 e dotado de um orçamento total de 2,6 milhões de euros. Liderado pela espanhola Deputación Provincial de Cáceres, o RESOTEX reúne um consórcio de 14 entidades dos dois lados da fronteira ibérica – cinco em Portugal (ATP, CITEVE, MODATEX, Município da Covilhã e Município do Fundão) e nove em Espanha (Diputación Provincial de Badajoz, FEDECON – Federación Española de Empresas de la Confección, Junta de Extremadura, Confederación de Empresas de la Moda de España, Moda Re S. Coop de Iniciativa Social, Remudarte S.L.U., ASIRTEX – Asociación Ibérica de Reciclaje Textil e o Consorcio MásMedio, para além da já citada Deputación Provincial de Cáceres).
No stand da RESOTEX, os visitantes poderão conhecer mais sobre as atividades deste projeto plurirregional, que envolve as regiões Norte e Centro em Portugal e Extremadura em Espanha, e procura repensar o setor têxtil e a moda sustentável de uma forma inovadora, em antecipação às mudanças que se avizinham na sequência dos novos pacotes de medidas legislativas da UE sob o chapéu do Pacto Ecológico Europeu.
A FIADA, que decorrerá entre as 17 e as 24 horas no dia 5 de setembro, e entre as 16 e as 24 horas nos dias 6, 7 e 8, é uma oportunidade única para celebrar o artesanato e o design, num ambiente que revisita saberes ancestrais sob o ângulo da contemporaneidade. Com uma programação diversificada e um enfoque particular na sustentabilidade através da lente do RESOTEX, a edição deste ano deverá atrair um vasto público, reafirmando a Covilhã como um centro de criatividade e cultura.
A entrada na FIADA é gratuita e no local haverá ainda vários stands de gastronomia que irão trazer os sabores também tradicionais para complementar as diversas experiências artísticas e culturais oferecidas pelo certame.