Bebiana Rocha
A startup belga Resortecs anunciou esta terça-feira um investimento de seis milhões de euros para desenvolver, na Europa, uma linha industrial de desfibramento têxtil. A iniciativa surge num contexto em que 78% dos têxteis não podem ser reciclados por não serem desfibrados de forma eficiente.
As tecnologias Smart Stitch e Smart Disassembly vêm oferecer uma solução de pré-tratamento economicamente viável para a reciclagem têxtil-para-têxtil.
O objetivo a curto prazo, nos próximos cinco anos, passa por implementar cinco linhas de desfibramento têxtil na Europa. “Ao construir vários centros de pré-tratamento descentralizados no continente, oferecemos soluções locais plug and play que eliminam a complexidade logística e resolvem a questão da propriedade dos resíduos”, afirma Cédric Vanhoeck, cofundador e CEO da Resortecs. “Graças aos nossos fortes vínculos com mais de 80 recicladores em todo o mundo, as marcas podem simplesmente entregar os seus produtos em fim de vida, e nós tratamos do restante”, acrescenta.
Com o financiamento agora assegurado, a Resortecs será capaz de concluir o desenvolvimento da sua primeira linha industrial de desfibramento têxtil, multiplicando por dez a sua capacidade de processamento para atingir três mil toneladas por ano até 2027.
“É urgente que a nossa indústria mude o paradigma de abordagem ao design. Embora a estética e a funcionalidade continuem a ser pilares fundamentais, a tecnologia da Resortecs introduz conceitos essenciais: capacidade de desfibramento e circularidade”, reforça Takero Kaneda, CEO da Goldwin Venture Partners, uma das empresas que liderou a ronda de investimento.
Até ao momento, a empresa já captou 12 milhões de euros. Os fios de costura termoativados Smart Stitch encontram-se atualmente aplicados em peças de vestuário vendidas em mais de 60 países, por marcas como Bershka, Decathlon e H&M.
Entre as novidades agora anunciadas, destaca-se ainda a parceria com a Sioen, líder europeia em têxteis técnicos e vestuário de proteção, para fabricar até 450 mil peças incorporando a tecnologia Smart Stitch nos próximos anos.