04 fevereiro 25
Investigação

Bebiana Rocha

REQUIMTE desenvolve tecnologia para produzir e armazenar energia

A investigadora do Laboratório Associado para Química Verde (LAQV REQUIMTE) Clara Pereira está a trabalhar numa nova tecnologia têxtil capaz de produzir e armazenar energia elétrica utilizando duas fontes ligadas ao corpo humano – a temperatura e a humidade. O projeto chama-se ‘Self Energy Driver’, tem a duração prevista de cinco anos, e está a ser financiado por uma bolsa de 2 milhões de euros.

“O projeto assenta numa tecnologia inteligente 3-em-1 que gera energia elétrica a partir das diferenças de humidade e temperatura que existem entre o corpo humano e o meio ambiente e que ao mesmo tempo armazena a energia produzida”, diz a também docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em notícia para o site da U. Porto. “O objetivo é desenvolver uma nova geração de nano materiais híbridos multifuncionais”, acrescenta.

O protótipo final deverá ser capaz de dar origem a um têxtil que alimenta os sensores com baixos consumos, como os usados para monitorizar sinais vitais ou sistemas de iluminação. As aplicações já pensadas para este desenvolvimento são fardamentos para quem trabalha à noite ou equipamentos de segurança, no entanto, tratando-se de um têxtil inteligente/funcional, pode também ser aplicado por exemplo à área automóvel ou outras.

A vertente inovadora neste processo prende-se com o facto de muitos dos sistemas de geração de energia atuais serem descontínuos. “Se não tivermos uma geração de energia contínua não vamos conseguir uma estabilidade no desempenho de dispositivos e sensores integrados em roupa”, chama à atenção a responsável.

Partilhar