Bebiana Rocha
A Recyc’Ellit, partner do projeto europeu RegioGreenTex, está entre os finalistas do European Circular Fashion Trophy. Um prémio que pretende destacar projetos que contribuem para a redução do impacto ecológico da moda e da indústria têxtil.
As votações decorrem até 3 de dezembro e o consórcio do projeto, no qual se incluem empresas portuguesas e a EURATEX, apelam ao apoio do público. A ‘concurso’ está um demonstrador pré-industrial para reciclagem química de têxteis complexos em fim de vida à base de poliéster.
O projeto Recyc’Ellit é apresentado por Raouf Medimagh, general manager, e Marine Perraud, project manager, como uma alternativa ao aterro ou inceneração, assim como uma nova fonte de matérias-primas.
“O nosso processo baseia-se numa tecnologia exclusiva patenteada que permite decompor poliéster com um consumo de energia muito moderado. É uma solução que permite aos fabricantes de plástico adquirirem-no sem precisarem de matérias-primas de origem petrolífera. Pode ser feita através de qualquer tipo de desperdício, desde têxteis multifibra, multicamada, entre outros, de forma infinita”, apresenta-se nas redes sociais.
A organização registou um total de 214 candidatos para esta edição, do qual resultaram 15 projetos finalistas. As votações contam para um terço do resultado final e levarão à entrega de um prémio especial, de cinco, o ‘Favorito do Público’.